Cães visitam hospital para alegrar pacientes e funcionários em Aparecida de Goiânia

Nesta quinta-feira (24), o Hospital Municipal de Aparecida – Íris Rezende Machado (Hmap) recebeu visitas de cinco cães “terapeutas”. Usando fantasias, Hiena, Sirius, Layka, Sansão e Lord levaram alegria a pacientes e funcionários da unidade.

Os cinco cães foram até a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica e enfermaria. Pacientes da UTI adulta também quiseram encontrar os visitantes. Esta foi a primeira ida dos cães ao Hmap. Eles fazem parte do projeto Terapia Assistida por Cães – GO, que busca proporcionar momentos de afeto e alívio, com a ajuda dos amigos de quatro patas.

Sansão fez a visita fantasiado de Chaves (Imagem: Hmap)

A iniciativa tem objetivo de descontrair o ambiente hospitalar e pode melhorar a comunicação entre pacientes e equipe de saúde, reduzir a ansiedade e a solidão.

“Além de os pacientes ficarem felizes, existem estudos comprovando que o contato com animais libera neurotransmissores que ajudam a melhorar a imunidade”, explica a coordenadora de humanização do Hmap, Núbia Rodrigues.

Laika é a mais experiente da turma, tem 16 anos. (Imagem: Hmap)

Os cães que visitaram o hospital, em Aparecida de Goiânia, passaram por triagem de comportamento. Os mais dóceis e que interagem de forma mais tranquila foram ao hospital, depois de se prepararem para a visita. “Todos são vacinados, vermifugados, tomaram banho e passaram por tosa”, conta.

A visita dos cães são exemplo da busca pela humanização, que é política pública dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), desde 2003, com objetivo de amenizar o ambiente hospitalar. “O propósito é melhorar a visão que o paciente tem a respeito do SUS, por meio de uma assistência humanizada, mas também melhorar o ambiente para os colaboradores. Muitas vezes, se busca melhores condições para os pacientes, mas se esquece que o colaborador também é humano e precisa de suporte e reconhecimento”, explica a coordenadora de humanização do Hmap.

Confira vídeos da visita dos cães “terapeutas”:

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é preso por incendiar viatura da PM em Goiânia

Na última quarta-feira, 20, um homem foi preso após provocar um incêndio em uma viatura da Polícia Militar (PM) em Goiânia. O incidente ocorreu na Vila Mutirão, uma região da cidade, mas foi divulgado apenas nesta quinta-feira, 21.

De acordo com as informações, o suspeito utilizou gasolina para atear fogo no veículo, deixado ao lado do carro o galão utilizado para transportar o líquido. Ele confessou o crime logo após ser detido pela polícia.

Em depoimento, testemunhas informaram ter visto o detido comprando combustível em um local próximo onde a viatura estava presa. Câmeras de segurança mostram quando o suspeito sai do local em uma bicicleta.

O suspeito foi encontrado horas depois em uma oficina mecânica no Jardim Colorado, também na capital.

Em nota, a PM informou que a situação foi controlada pelos policiais que estava próximo ao local. O detido, que possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, foi preso em flagrante por dano qualificado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos