Bilhete Único começa a valer no sábado, 2; entenda como vai funcionar

A nova modalidade de pagamento irá reduzir o tempo de liberação de créditos.

Os usuários do transporte público na Região Metropolitana de Goiânia poderão usar o Bilhete Único a partir do próximo sábado (2). Os cartões Sitpass serão automaticamente migrados para o novo sistema. A medida faz parte de uma série de mudanças anunciadas para este ano.

Com o Bilhete Único, o passageiro poderá descer de um ônibus e tomar outro fora dos terminais, sem que seja feita uma nova cobrança. De acordo com a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), depois do primeiro embarque, o passageiro poderá pegar, no máximo, outros quatro ônibus, no intervalo de 2h30. Até então, a única forma de não ser cobrado duas vezes era pegar os ônibus de todo o trajeto apenas nos terminais.

A tarifa, que será cobrada apenas uma vez, continua sendo de R$ 4,30. O Bilhete Único só poderá ser usado no mesmo ônibus 45 minutos depois do primeiro embarque. O cartão não pode ser emprestado ou vendido para outra pessoa. A fiscalização será por biometria facial, sob pena de suspensão do benefício por 7 dias e de até 15 dias, caso a irregularidade se repita.

Tire as principais dúvidas sobre o Bilhete Único:

-Tenho que trocar o meu Cartão Fácil?
Não. Ele será, automaticamente, migrado pelo sistema Sitpassa para o Bilhete Único em 02/04.

-Não tenho o Cartão Fácil, onde posso fazer o Bilhete Único?
Em qualquer terminal ou ponto de venda de Sitpass.

-Onde posso utilizar?
Em qualquer ônibus, terminal ou estação da RMTC.

Posso usar o Bilhete Único seguidamente no mesmo ônibus?
Não. É necessário aguardar 45min para utilizar novamente no mesmo ônibus.

-Posso realizar integrações no mesmo ônibus?
Não. A integração acontece somente em ônibus diferentes.

-Qual valor será cobrado no meu cartão?
Na primeira utilização será cobrado o valor de R$ 4,30 (tarifa vigente). As demais utilizações (viagens integradas) serão gratuitas.

-Quantas integrações poderei realizar e por quanto tempo?
Poderá realizar até 4 integrações, após o primeiro embarque, por um período de 2h30.

-Quando começa a contar o tempo de integração?
A partir do primeiro embarque. Termina ao completar as quatro integrações ou no prazo de 2h30.

-O benefício da integração é válido para outros cartões do Sitpass?
Não. Ele se aplica somente para os usuários que possuem o Bilhete Único.

-Posso emprestar ou vender o meu Bilhete Único?
Não. O benefício é pessoal e intransferível, ou seja, somente o titular poderá utilizá-lo.

-Tem alguma fiscalização no uso do Bilhete Único?
Sim. A fiscalização de uso será feita pela biometria facial.

-Se o Bilhete Único for usado indevidamente, tem alguma penalidade?
Sim. Suspensão do benefício por 7 dias na primeira infração e de até 15 dias em caso de reincidência.

-Como funcionará a Biometria Facial?
Durante a utilização do cartão, serão capturadas fotos dos usuários. As imagens serão confrontadas com o cadastro e, caso o usuário não seja titular do cartão, o benefício será bloqueado por uso indevido.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp