Chape é goleada pelo Barça, mas emociona Camp Nou

Na partida que marcou a volta aos gramados de Alan Ruschel, um dos sobreviventes do acidente aéreo com a delegação da Chapecoense, o clube brasileiro perdeu por 5 a 0 do Barcelona nesta segunda-feira (7), mas emocionou o público presente no Camp Nou.

Convidada para disputar o Troféu Joan Gamper, torneio que tradicionalmente abre a temporada blaugrana, a Chape não conseguiu fazer frente a Lionel Messi, Luis Suárez e companhia, que, mesmo sem Neymar, construíram o placar com tranquilidade.

Os gols foram marcados por Deulofeu, Busquets, Messi, Suárez e Denis Suárez, e o goleiro Elias ainda foi obrigado a fazer grandes defesas. Na metade do segundo tempo, Artur Moraes assumiu a meta da Chapecoense e pegou um pênalti de Paco Alcácer.

Na parte ofensiva, aqueles que deram mais trabalho ao Barça foram o atacante Wellington Paulista e o lateral Apodi, que ainda aplicou um chapéu em Jordi Alba, porém o clube brasileiro não conseguiu criar muitas chances de gol.

Mas o grande nome da noite foi Alan Ruschel. Pouco mais de oito meses depois de ter sobrevivido ao acidente aéreo na Colômbia, o lateral jogou os primeiros 36 minutos da partida e saiu ovacionado pelo Camp Nou, além de ter trocado camisas com Messi.

“O que vale é celebrar a vida e mostrar o prazer de viver, o prazer de trabalhar e o prazer de estar vivo. Dei o que podia, e agora é tocar minha vida. Tenho quem sabe 10 anos de carreira pela frente e quero aproveitar da melhor maneira possível”, disse Alan à “TV Globo” após o jogo.

Os outros atletas que escaparam do desastre, Neto e Jackson Follmann, também estiveram presentes e deram o pontapé inicial do confronto.

A partida no Camp Nou foi apenas a primeira parada da Chapecoense em seu tour internacional. No próximo dia 15 de agosto, o time enfrentará o Urawa Red Diamonds, atual campeão japonês, pela Copa Suruga, torneio para o qual se classificou como vencedora da Copa Sul-Americana de 2016. O duelo será em Saitama, no Japão.

Além disso, em 1º de setembro, a Chape enfrentará a Roma na Itália, em viagem que deve incluir um encontro da delegação catarinense com o papa Francisco.

As informações são da Agência ANSA

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Processo de impeachment de Augusto Melo avança no Corinthians: entenda os próximos passos

Na próxima quinta-feira, 28, o Conselho Deliberativo (CD) do Corinthians votará o pedido de impeachment do presidente Augusto Melo. Este pode ser o passo decisivo para a destituição do mandatário alvinegro.

Durante a reunião, os conselheiros deliberarão sobre a existência de motivos que justifiquem o encaminhamento do pedido. Caso aprovado, a votação do impeachment será realizada de forma secreta, exigindo maioria simples dos votos dos conselheiros presentes. Embora o Conselho seja composto por 302 integrantes, nem todos costumam comparecer às sessões.

Se o afastamento for aprovado, Augusto Melo será afastado preventivamente até que uma assembleia geral de associados tome a decisão final. O Conselho terá até cinco dias para convocar essa votação, embora o prazo para a realização da assembleia não seja definido.

Na assembleia, os sócios decidirão de forma definitiva, também por maioria simples. Enquanto isso, o cargo de presidente será ocupado pelo 1º vice-presidente, Osmar Stábile, como previsto no Artigo 108 do estatuto do clube.

Caso o impeachment se confirme, o presidente do Conselho Deliberativo terá até 30 dias para convocar uma eleição indireta. Nesse pleito, apenas os conselheiros vitalícios ou aqueles com pelo menos dois mandatos terão direito a voto.

A votação do impeachment será um momento crucial na política interna do Corinthians, podendo trazer mudanças significativas para o comando do clube.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp