Uma jovem sofreu parada cardíaca na noite deste sábado (2) em Anápolis. Segundo amigos da moça, de 21 anos, ela usou uma droga proibida no Brasil: o loló. A jovem foi encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Esperança da cidade por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que foi acionada pelo grupo que a acompanhava. O estado de saúde é grave.
Inicialmente, eles informaram à equipe de resgate de emergência que a garota havia caído e batido a cabeça no banheiro de um espaço de eventos de uma universidade onde os estudantes realizavam uma festa. A colega estava desacordada e os jovens perceberam a gravidade da situação na unidade de saúde. Foi quando relataram que a colega havia inalado o entorpecente.
Também conhecido como lança-perfume, o loló é um tipo de solvente que causa euforia em quem os consome após aspiração pela boca ou pelo nariz. A droga acelera o ritmo dos batimentos do coração e os efeitos duram de 15 a 40 minutos. Apesar de parecer inofensivo pelo cheiro agradável, a substância causa dependência e cresce entre o público jovem pelo fácil acesso e baixo custo. No Brasil, o uso e o tráfico do produto são considerados crime.