Vídeo: Fogo é controlado e apenas cinemas são atingidos no antigo Banana Shopping, em Goiânia

Vídeo: Fogo é controlado e apenas cinemas são atingidos no antigo Banana Shopping, em Goiânia

Terminou somente na manhã desta terça-feira (5) o trabalho de combate ao incêndio no antigo Banana Shopping, onde hoje funciona o Panda Atacadão, na região central de Goiânia. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo foi verificado no terceiro pavimento, onde ficam a praça de alimentação e a área técnico-administrativa, mas as chamas atingiram apenas quatro das cinco salas de cinema. Não houve feridos.

“Quando chegamos, o incêndio estava acontecendo e não tem como a gente falar se foi causa humana ou elétrica. Só se sabe que começou e ficou contido na área do cinema”.

A declaração é do tenente Siade, encarregado de falar sobre o episódio, que teve início por volta das 16h desta segunda-feira (4). Por medidas de segurança, o espaço foi interditado preventivamente.

Ainda de a acordo com o tenente Siade, não é possível falar sobre eventuais comprometimentos na estrutura do antigo shopping. “A alvenaria, quanto exposta ao calor, pode sofrer dilatação. Não dá para afirmar se há risco de colapso [queda do prédio] ou quebra de estruturas. O shopping foi interditado preventivamente por suspeita de colapso. Mas, este seria o pior cenário. Cabe à administração do shopping contratar profissionais para ver a situação”, detalhou.

A operação do Corpo de Bombeiros no local durou cerca de cinco horas no combate direto ao fogo, entre 16h e 21h. Na sequência, até a manhã desta terça-feira, houve o trabalho de rescaldo, para evitar o retorno das chamas. No total, foram mobilizados 36 militares e 14 viaturas.

Segundo a assessoria de imprensa do shopping, a 14ª mostra “O Amor, a Morte e as Paixões”, foi adiada e a nova data será informada em breve. O Diário do Estado perguntou sobre os prejuízos provocados pelo fogo, mas a assessoria disse ainda não ter esse cálculo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp