Com a proximidade da data comemorativa, o Procon Goiânia realizou nesta última semana a Operação do Dia dos Pais em shoppings, barbearias e em lojas de roupas masculinas da capital. Durante a fiscalização o órgão de defesa do consumidor autuou 16 empresas. Em nove delas os fiscais encontraram produtos vencidos e sem informações de prazo de fabricação e validade.
Entre os produtos apreendidos estão 310 frascos de cervejas e refrigerantes, além de chopps, alimentos e produtos para cabelos.
De acordo com o Superintendente do Procon Municipal, José Alício de Mesquita, o que chamou a atenção dos fiscais durante o trabalho foi a quantidade de bebidas e alimentos impróprios para o consumo encontrados em barbearias. “Esses estabelecimentos, que estão cada vez mais modernos e contam com bares e estúdios de tatuagem, até então não haviam sido fiscalizados. Durante a ação do Dia dos Pais, no entanto, chegamos a encontrar alimentos que estavam vencidos desde janeiro deste ano”, salienta.
O objetivo da fiscalização, segundo José Alício, é assegurar os direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC). “A ação, que visitou todos os shoppings da Capital, fiscalizou lojas de artigos masculinos, esportivos e perfumarias. Nesta época do ano, a venda desses produtos aumenta significativamente por conta do Dia dos Pais. Por isso, o Procon Goiânia trabalha para garantir que os clientes não passem por transtornos na hora da compra”, explica o superintendente.