Festival de Fotografia Goyazes anuncia 2ª edição, em Goiânia

Entre os dias 13 e 22 de agosto, Goiânia receberá a 2ª edição do Festival de Fotografia 2022. O festival Goyazes irá oferecer uma série de exposições, palestras, mesas redondas, oficinas, cursos, premiações e leituras de portifólios. 

No total serão 25 serviços virtuais e presenciais, gratuitos e acessíveis à diversas pessoas. As atividades presenciais serão realizadas na sede da Wa Imagem Fotografia e Produção Cultural, localizado na rua 89, no setor sul. A WA Imagem é a principal idealizadora e organizadora do projeto. 

Wagner Araújo, irá coordenar o projeto nesta edição, o principal objetivo é desenvolver todas as atividades que irão compor o festival para construir e fortalecer um espaço dedicado à crítica e ao entendimento do processo de produção e distribuição de consumo de imagens no Brasil contemporâneo. 

Para Wagner Araújo, o estado de Goiás possui um grande número de profissionais e estudantes ligados a produção fotográfica. Segundo ele, atualmente, as pessoas possuem um incentivo específico, uma forma de levar mais cultura e atualização fotográfica aos interessados nesta arte, que poderão se beneficiar com as exposições e oficinas oferecidas no festival. 

Além das atividades oficiadas pelo Festival de Fotografia 2022, o evento contará com a presença de convidados locais, nacionais e internacionais, reconhecidos no cenário da fotografia brasileira.

Inscrições para o Prêmio Goyazes 

As inscrições para a participação do Prêmio do Festival Goyazes, poderão ser feitas de forma gratuita de 1° de maio a 20 de junho pelo site. Os inscritos deverão ser pessoas físicas, terem mais de 18 anos, serem brasileiras natos ou naturalizados, ou estrangeiros com situação permanência legalizada e residência comprovada na capital por, pelo menos, um ano completo até a data do início das inscrições. 

No total, serão escolhidos 15 fotógrafos locais. Destes, 5 irão receber um prêmio no valor de R$ 3 mil, além da oportunidade de expor seus ensaios durante todo o Festival Goyazes. Os demais participantes terão a leitura de seus portfólios. O resultado da premiação será divulgado no dia 22 de julho. 

Programação

13 de agosto de 2022

Abertura do evento com anúncio dos vencedores do Prêmio Goyazes, abertura das Exposições, informações a respeito da programação, conteúdos, convidados, selecionados para a leitura de portfólio, oficinas e curso. Apresentação da plataforma e tira dúvidas a respeito do Festival. – 19h às 20h30

14 de agosto de 2022

Palestra  “Viver no Olhar” 1ª parte – 9h às 12h30

Palestra “Fotografia a Dois” 1ª parte – 9h às 12h30

Palestra  “Viver no Olhar” 1ª parte -14h às 17h

Palestra “Fotografia a Dois” 1ª parte – 14h às 17h

– Palestra “J. Craveiro. O homem e sua cidade” – 19h às 20h30

– Palestra “Estética e política na imagem fotográfica” – 20h30 às 22h

15 de agosto de 2022

– Palestra “Como a Fotografia pode construir pontes entre a sociedade e os territórios criativos?” – 19h às 20h30

– Palestra “Fronteiras Cotidianas na Vida do Negro” – 20h30 às 22h

16 de agosto de 2022

– Palestra “Deriva do bem! 10 anos de narrativas” – 1ª parte – 19h às 20h30

Palestra “Cora Coralina – Uma janela para o mundo” – 20h30 às 22h

17 de agosto de 2022

– Conversa com os fotógrafos premiados – 19h às 20h30

– Curso “Introdução à Filosofia da Fotografia – Imagens e atos de fala” 1ª parte – 20h30 às 22h

18 de agosto de 2022

– Palestra Samuel Costa – 19h às 20h30

Palestra Henrik Saxgren – 19h às 20h30

– Mesa redonda Estadual “A pesquisa fotográfica e seus desdobramentos” – 20h30 às 22h

19 de agosto de 2022

Oficina Viver no Olhar – 2ª parte – 9h às 12h30

Oficina Fotografia a Dois – 2ª parte – 9h às 12h30

Oficina Deriva – 2ª parte – 9h às 12h30

Oficina Viver no Olhar – 2ª parte – 14h às 17h

Oficina Fotografia a Dois – 2ª parte – 14h às 17h

Oficina Deriva – 2ª parte – 14h às 17h

Curso “Introdução à Filosofia da Fotografia – Imagens e atos de fala” – 3ª parte – 19h às 20h30

Mesa redonda Internacional “A fotografia artística contemporânea, sua produção e sua difusão no mercado de arte no século XXI” – 20h30 às 22h

21 de agosto de 2022 

– Oficina Viver no Olhar – 3ª parte – 9h às 12h30

Oficina Fotografia a Dois – 3ª parte – 9h às 12h30

Oficina Deriva – 3ª parte – 9h às 12h30

– Oficina Viver no Olhar – 3ª parte – 14h às 17h

Oficina Fotografia a Dois – 3ª parte – 14h às 17h

Oficina Deriva – 3ª parte – 14h às 17h

– Encerramento – todo o conteúdo ficará  disponível por 1 ano, para estudantes e professores interessados. – 19h às 20h30

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp