Após boom, procura por carros seminovos cai pela metade em Goiânia 

O ano de 2022 não tem sido tão bom para o mercado de seminovos. Os bons resultados acumulados durante o período mais crítico da pandemia se contrapõem aos registrados em janeiro em todo País pela Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). Somente na região Centro-Oeste, a queda foi de 27,9%.

A procura passou a ser inversamente proporcional a de interessados em vender os automóveis. No segmento há 35 anos, a Wellington Veículos vivencia a mudança de cenário. Os números evidenciam o impacto de uma série de fatores que levaram as vendas a caírem pela metade. De acordo com o gerente da loja, Gustavo Monteiro, fechar negócio com os clientes está cada vez mais difícil.

“A gente vendia 25 carros por mês, em média, durante a pandemia, e baixou para 15 desde o início deste ano. Até a procura de pessoas querendo adquirir um veículo na loja caiu. Na época, eu conseguiria vender mais, mas não foi possível por falta de carro no pátio. A situação agora permite que eu selecione modelos mais interessantes. O que se manteve foram as ofertas para nós, na casa de 40 ao mês, comparando com antes da pandemia”, diz.

Ele explica que assinar contrato esbarra nos juros altos. O valor das parcelas assusta os compradores, que acabam desistindo de firmar compromisso a médio prazo. A maioria das pessoas atendidas por Gustavo também se assusta com os preços elevados. O gerente destaca que o Renault Kwid e o Fiat Mobi usados, considerados populares, por exemplo, custam por volta R$ 45 mil, enquanto um zero seria R$ 60 mil.

Apesar disso, o Ônix, Ford ka, Honda City e Argo seminovos – na faixa dos R$ 60 mil – sejam os mais procurados. Mais difícil ainda de ganhar as ruas são aqueles acima dos R$ 100 mil. A explicação para essa alteração brusca nesse mercado de segunda mão também se deve à retomada da oferta de carros zero quilômetro. Eles chegaram a ter fila de espera de interessados que aguardam até cinco meses para receberem o bem. 

O diretor comercial Luis Henrique Gonçalves está pesquisando em revendedoras um carro após a venda do que tinha para fazer um investimento. Ele quer um seminovo com valor menor do que o antigo, porém desconfia que não será possível. “Os carros estão muito caros e muito mal conservados. Estou achando modelos mais antigos. Não o que eu queria, mas o que tem para o momento. Vou encarar pela necessidade”, acredita.

No caso dos zero quilômetro, a alta deve permanecer. Projeções da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) sugerem que os preços serão os mesmos do ano passado, quando subiram 15%. O custo seria justificado pela inflação, taxa selic e carga tributária elevadas, correspondendo a metade do preço de carros no Brasil.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Governo promove lives para empreendedores desvendarem o e-commerce

Descubra como impulsionar suas vendas online no mundo do artesanato e moda! Assista a série de lives gratuitas “Rompendo Fronteiras: Artesanato e Moda no E-commerce”, com especialistas do Sebrae e Shopee. Aprenda o passo a passo para iniciar seu negócio online, definir o preço ideal e dominar estratégias de marketing digital para atrair clientes. As lives acontecem nos dias 13, 20 e 27 de setembro, das 9h às 11h, no canal do Youtube da Secretaria da Retomada.
 
A Secretaria da Retomada e o Goiás Social, em parceria com o Sebrae e a Shopee, promovem uma série de lives especialmente desenvolvidas para artesãos e empreendedores da moda que desejam expandir suas vendas online. Com o título “Rompendo Fronteiras: Artesanato e Moda no E-commerce”, as lives acontecem nos dias 13, 20 e 27 de setembro, das 9h às 11h, e serão transmitidas pelo canal do Youtube da Secretaria da Retomada.
 
Especialistas renomados participam das lives e ensinam o passo a passo para o sucesso no ambiente digital. Aprenda como iniciar um negócio no e-commerce, descubra a fórmula para chegar ao preço certo e domine as estratégias de marketing para chamar a atenção do comprador online.
 
“Essa iniciativa é voltada para micro e pequenos empreendedores, muitos deles beneficiados pelo Crédito Social, que montaram o próprio negócio e, agora, precisam de ajuda para desvendar o mercado digital. As palestras são riquíssimas em informações que podem multiplicar as vendas de quem colocar o aprendizado em prática”, afirma o secretário da Retomada, César Moura.
 
A abertura da série de lives, no dia 13/09, conta com a presença do palestrante Nelson M., do Time de Educação e Eventos da Shopee. Mestre em Educação, ele já liderou mais de 50 treinamentos e eventos por todo o Brasil. No dia 20/09, George Gustavo Toledo, formado em Administração e atual Gestor Estadual do Programa Conexão Financeira do Sebrae Goiás, comanda o evento.
 
No último dia de live, 27/09, o palestrante do Sebrae aborda estratégias avançadas de marketing digital, incluindo SEO, publicidade paga e criação de conteúdo. O objetivo é equipar os participantes com ferramentas e técnicas para ampliar sua presença online e impulsionar suas vendas.
 

SERVIÇO

 
Seu Produto na Shopee: Oportunidade para Expandir Suas Vendas Palestrante: Nelson M. Data: 13 de setembro Horário: 9h às 11h Local: Canal do Youtube da Secretaria da Retomada
 
Preço Certo: Aprenda Como Chegar no Valor Que Vai Bombar Seu Produto Palestrante: George Gustavo Toledo, Coordenador Estadual de Conexões Financeiras do Sebrae Data: 20 de setembro Horário: 9h às 11h Local: Canal do Youtube da Secretaria da Retomada
 
Marketing Digital: Estratégias para Alavancar Suas Vendas Online Palestrante: Sebrae Data: 27 de setembro Horário: 9h às 11h Local: Canal do Youtube da Secretaria da Retomada

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp