Ministro Queiroga fala em rede nacional sobre situação da pandemia da Covid-19

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fará um pronunciamento em rede nacional as 20h45 deste domingo (17). Está previsto que o assessor do presidente Jair Bolsonaro (PL), faça um balanço das ações realizadas pelo Governo Federal em combate à Covid-19 e ainda anuncie a revisão da situação de emergência nacional por conta da pandemia.

O pronunciamento vai durar 5 minutos e a transmissão é de responsabilidade da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Recentemente o presidente começou a pressionar para que o Ministério da Saúde pensasse em rebaixar a Covid de situação de pandemia para endemia no Brasil decretando o fim da Emergência em Saúde Pública Nacional que está em vigor desde 2020.

Lembrando que a alteração do status da doença, que é considerada mundialmente como pandemia, só pode ser oficializada pela Organização Mundial da Saúde.

Ainda durante o pronunciamento, o ministro Queiroga vai anunciar a flexibilização de medidas de segurança sanitária. Medida que foi trabalhada pelo Planalto, com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e ainda o Ministério da Saúde. Entre os principais pontos mencionados estará o uso das máscaras e questões relacionadas ao teletrabalho e ainda regularização da telemedicina.

Estatísticas
De acordo com o painel da Covid do Governo Federal, até o último sábado (16) o Brasil tinha quase 662 mil  vítimas de Covid na pandemia.  São ainda contabilizados 661.960 óbitos e 30.250.077 casos registrados do novo coronavírus desde o início da pandemia.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Senado aprova projeto de lei que equipara diabetes tipo 1 a deficiência

Senado Aprova Diabetes Tipo 1 como Deficiência, Garantindo Direitos a 600 mil Pessoas

O Plenário do Senado aprovou um projeto de lei significativo que equipara o diabetes mellitus tipo 1 a uma deficiência para fins legais. Este projeto, agora aguardando sanção presidencial, garantirá às pessoas afetadas pela doença os mesmos direitos previstos no Estatuto da Pessoa com Deficiência.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), estima-se que entre 5% e 10% das pessoas com diabetes no Brasil tenham o tipo 1 da doença. Com a aprovação deste projeto, aproximadamente 600 mil pessoas serão beneficiadas com direitos e benefícios específicos.

A classificação do diabetes tipo 1 como deficiência é um marco importante na luta por igualdade e acessibilidade para esses indivíduos. O projeto de lei, identificado como PL 2.687/2022, foi aprovado em plenária e agora segue para a sanção presidencial.

A aprovação deste projeto reflete o esforço contínuo do legislativo em garantir que as pessoas com deficiências, incluindo aquelas com diabetes tipo 1, tenham acesso a todos os direitos e benefícios previstos na legislação brasileira.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp