Durante a entrega de novos veículos para reforço da frota da prefeitura nesta terça-feira (15), entre caminhões, carros e ambulâncias, o prefeito Iris Rezende (PMDB) afirmou que a prioridade de sua administração é resolver a questão financeira do Paço Municipal e pagar as dívidas acumuladas da gestão anterior. O peemedebista também comentou sobre o aumento de impostos na região da capital a Data Base dos servidores públicos.
Para ele, os funcionários vão receber o que merecem. “Eu não quero pensar agora em Data Base porque a prefeitura está suando para dar conta de pagar o salário dos funcionários em dia. A prefeitura está com R$ 600 milhões em dívidas e a maioria delas são com funcionários”, afirmou Iris ao denunciar que gestão anterior fazia o desconto na folha de pagamentos dos funcionários em relação aos consignados ou ao plano de saúde (Imas) e não repassavam aos órgãos.
“Nós estamos ai lutando, principalmente na questão do consignado, pois são instituições financeiras que estão colocando os funcionários numa situação desconfortável”. E completou: “Em primeiro lugar precisamos colocar em ordem as finanças, em segundo lugar vamos dar aos nossos funcionários o que eles estão a merecer, pois sem os funcionários também a prefeitura não funciona”.
Em relação à atualização de impostos pagos pelos goianienses para um possível aumento de arrecadação, Iris disse que é preciso fazer de forma justa, “sem sacrificar” o cidadão. Ele disse ter tomado conhecimento que mais da metade das construções de Goiânia estão com uma área constuida superior ao que consta no pagamento do imposto.
“Então nós devemos atualizar até para aumentar a arrecadação que a prefeitura está vivendo um momento em relação a questão financeira de aflição, nós ainda não quitamos os R$ 600 milhões de dívidas que recebi e a maioria dessas dívidas são com os prestadores de serviço”, denunciou.
“Isso só será feito com justiça fazendo um levantamento disso. Agora, nós temos que avançar em tudo”.
Ainda em relação a diminuir despesas, o peemedebista comentou que a entrega de novos veículos nesta terça-feira (15), principalmente os que vão completar a frota de coleta seletiva, também faz parte do projeto de melhorar e otimizar recursos da prefeitura.
“Além de melhorar, nós vamos muitas vezes ate reduzir as despesas. O veiculo como esse vai transportar o dobro de carga. E vamos avançando assim porque a situação financeira do país é crítica, os poderes públicos estão praticamente falidos” e completou: “Qual a preocupação da administração? É fazer muito com pouco dinheiro. É isso até que quem sabe a situação financeira do país mude e a arrecadação de todos melhore para que possamos avançar em outras áreas da administração”.