Uma mulher foi presa após anunciar a venda de rins humanos pelo Facebook. Ela cobrava cerca de US$ 20 mil por órgão, valor que equivale a pouco mais de R$ 94 mil. O caso foi registrado neste sábado (16), na Venezuela. No Twitter, o procurador-geral do governo de Nicolás Maduro, Tarek William Saab, deu detalhes da operação. A promotoria acredita que exista uma rede de criminosos por trás das ofertas.
“Depois de fazer publicações em que oferecia um rim ilegalmente no valor de US $20 mil no Marketplace (plataforma de compra e venda do Facebook), foi determinada a busca de uma das pessoas que faziam esse tipo de oferta”, escreveu o procurador no Twitter.
De acordo com o procurador-geral, o conteúdo das postagens foi localizado no celular de Marielys del Carmen Yedr. Em uma das divulgações, ela oferecia “um rim de menina de 15 anos em perfeito estado.” Agora, ela é acusada de “doação com fins lucrativos”.
Nas redes sociais, circulam denúncias de venda de órgão por meio do Facebook, que segundo a polícia, também tem sido usado para fraudes e outros crimes relacionados a sequestros.
Na última sexta-feira (15),o socorrista venezuelano, Delmiro de Barrio compartilhou prints de uma série de anúncios de rins humanos no Facebook.
“Agora, na página do Marketplace eles vendem rins. Conforme indicado pela DM, há muitos anúncios onde eles oferecem rins nesta página. Para aqueles que dizem que não conseguem encontrar posts semelhantes, aqui estão mais alguns que estava pesquisando acima. Obviamente, quando são denunciados, desaparecem”, escreveu o socorrista.
Ahora en la página de Marketplace venden riñones, sí, así como lo leen.
Según me indican por DM hay gran cantidad de anuncios donde ofrecen riñones en esta página.
Incluso en una de las publicaciones se puede leer “Riñón de niña de 15 años en perfecto estado”. pic.twitter.com/gznE7ONqrU
— Delmiro De Barrio (@DelmiroDeBarrio) April 15, 2022