Governador nomeia aprovados do concurso dos Bombeiros

O governador Marconi Perillo nomeou os aprovados no último concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO). O decreto de nomeação foi assinado e serão convocados 250 novos soldados e 20 cadetes.

Em breve será divulgado o cronograma completo para a inclusão e a matrícula nos cursos de formação. “Apesar do cenário econômico adverso, o governador Marconi tem conseguido avançar nos pleitos do Corpo de Bombeiros Militar, demonstrando seu profundo compromisso com a Corporação e com a sociedade goiana”, afirmou o Comandante Geral do CBMGO, Coronel Carlos Helbingen Júnior.

O trâmite agora passa pela Secretaria de Estado da Casa Civil, que vai publicar o decreto de nomeação no Diário Oficial. Os novos bombeiros militares irão reforçar o efetivo da corporação em todo o Estado.

Todos os nomeados vão passar por cursos de formação para que sejam capacitados a exercer funções inerentes à profissão bombeiro militar como o resgate pré-hospitalar, combate a incêndio, busca e salvamento, além de ações de defesa civil e de proteção ao meio ambiente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

A taxa de desemprego entre as mulheres ficou em 7,7% no terceiro trimestre deste ano, acima da média (6,4%) e do índice observado entre os homens (5,3%). Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o IBGE, o índice de desemprego das mulheres foi 45,3% maior que o dos homens no terceiro trimestre do ano. O instituto destaca que a diferença já foi bem maior, chegando a 69,4% no primeiro trimestre de 2012. No início da pandemia (segundo trimestre de 2020), a diferença atingiu o menor patamar (27%).

No segundo trimestre deste ano, as taxas eram de 8,6% para as mulheres, 5,6% para os homens e 6,9% para a média. O rendimento dos homens (R$ 3.459) foi 28,3% superior ao das mulheres (R$ 2.697) no terceiro trimestre deste ano.

A taxa de desemprego entre pretos e pardos superou a dos brancos, de acordo com a pesquisa. A taxa para a população preta ficou em 7,6% e para a parda, 7,3%. Entre os brancos, o desemprego ficou em apenas 5%.

Na comparação com o trimestre anterior, houve queda nas três cores/raças, já que naquele período, as taxas eram de 8,5% para os pretos, 7,8% para os pardos e 5,5% para os brancos.

A taxa de desocupação para as pessoas com ensino médio incompleto (10,8%) foi maior do que as dos demais níveis de instrução analisados. Para as pessoas com nível superior incompleto, a taxa foi de 7,2%, mais do que o dobro da verificada para o nível superior completo (3,2%).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos