Após dois anos, Goiânia Noise Festival volta em maio de 2022

A 26ª edição do Goiânia Noise Festival acontece entre os próximos dias 16 e 22 de maio, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. A programação está dividida em ações de formação e qualificação em produção e música, de 16 a 19 de maio, e conta também com shows de 38 bandas, que acontecem nos últimos três dias do encontro.

Entre as atrações estão nomes como Terno Rei, Ratos de Porão, Casa das Máquinas, Carne Doce, Assucena, Viper, Black Pantera e Far From Alaska. São artistas de diferentes regiões do Brasil, com linguagens e estilos variados. No entanto, quase 70% dos artistas são da cena local do rock, como o Carne Doce, que se apresenta no sábado, dia 25. Os ingressos estão à venda pela Internet.

“O festival, em si, foi importante para criar essa ideia de que era possível fazer música fora do sertanejo em Goiânia. Poucas bandas surgiram e se mantiveram com projeto independente nesses 20 anos de existência de festivais por aqui. A gente está nesse grupo muito restrito. Todos estes artistas surgiram graças a estes festivais, que deram a percepção de que é possível fazer rock em Goiânia”, comenta o compositor e guitarrista da Carne Doce, Macloys Aquino.

A banda goiana prepara show que contará com algumas músicas do álbum lançado durante a pandemia: Interior. “Tudo o que foi lançado durante a pandemia ficou meio suspenso porque não pode ser tocado ao vivo. Então, é a oportunidade de tocar algumas dessas músicas ao vivo. O Inteiro é um disco lindo”, comenta Macloys. A banda se organiza para gravar em vídeo o show do Goiânia Noise 2022, por meio de recursos da Lei Aldir Blanc.

The Galo Power é outra representante goiana na programação e se apresentará no último dia do festival, domingo (22). “A gente tinha participado da versão online, que já foi bacana e não esperava ser convidado para a versão presencial. Estamos com expectativa muito grande, ainda mais agora que acabamos de lançar o material novo Matoumorro”, comenta o vocalista e guitarrista do quarteto, Bruno Gallo.

A banda vem com uma o que o guitarrista chama de uma nova fase, que reflete no setlist do Goiânia Noise. “Vamos ter o nosso novo trabalho, Matoumorro, e também vamos trazer mais músicas em português”, adianta.

Carne Doce toca no sábado, 21. (Foto: Arquivo da banda)

Em casa

Leonardo Razuk, produtor do Goiânia Noise, conta que o repertório local é foco para seguir um “Claro que isso tem o significado de valorizar e fomentar [a cena local], mas também fizemos esta escolha pelo momento. Acho que o momento pede que a gente olhe um pouco mais para a gente mesmo, para o que está acontecendo à nossa volta e fazer uma coisa mais voltada para as nossas origens mesmo”, explica.

Razuk lembra que, em 2020, a arte do festival seria lançada um dia antes do primeiro decreto que restringiu atividades ser publicado, no mês de março. Bandas como Carne Doce e Terno Rei já estavam contratadas desde esta época. “Algumas não puderam vir, outras acabaram”, comenta.

Tendo como palco tradicional o Martim Cererê, o festival acontecerá no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em 2022. No novo espaço, só existe um teatro. “Estamos criando uma estrutura dentro do Palácio da Música, para abrigar dois palcos, que chamamos de palco espelho”, explica.

O festival terá ainda com um terceiro palco, que será montado na Esplanada do Centro Cultural, e que terá seu line-up divulgado nos próximos dias. Nesse palco, bandas novas irão se revezar e gravar suas apresentações, no chamado Estúdio Noise.

Programação do Goiânia Noise 2022

Sexta-feira, 20/5
19h00 – Sadis (GO)
19h30 – Synx (GO)
20h00 – Distopia (RO)
20h30 – Moka (GO)
21h00 – Caboclo Roxo (GO)
21h30 – Mundhumano (GO)
22h00 – Two Wolves (GO)
22h30 – Desert Crows (GO)
23h00 – Assucena (BA)
23h45 – Casa das Máquinas (SP)
00h45 – Terno Rei (SP)

Sábado, 21/5
17h00 – Bizarrones (GO)
17h30 – Red Sand King (GO)
18h00 – Maaju (GO)
18h30 – Fusage (PR)
19h00 – Sombrio (GO)
19h30 – Lobinho e os 3 Porcão (GO)
20h00 – Burning Rage (GO)
20h30 – Blowdrivers (GO)
21h00 – Roberta de Razão (ES)
21h30 – Macaco Bong (MT)
22h00 – Insanidade (GO)
22h30 – Jão e a Decadente Família Brasileira (SP)
23h00 – Black Pantera (MG)
23h45 – Carne Doce (GO)
00h45 – Ratos de Porão (SP)
Domingo, 22/5
17h00 – Blue Stalk (GO)
17h30 – America Boulevard (GO)
18h00 – Ousel (GO)
18h30 – Bad Distortion (GO)
19h00 – Riso do Abismo (GO)
19h30 – Rural Killers (GO)
20h00 – Os Indomáveis & Sandoval Shakerman (GO)
20h30 – Sheena Ye (GO)
21h00 – The Galo Power (GO)
21h30 – Mechanics (GO)
22h00 – A Última Theoria (GO)
22h30 – Viper (SP)
23h30 – Far From Alaska (RN)

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Deputada colombiana é flagrada fumando vape durante sessão sobre saúde

Um episódio curioso ocorreu no Parlamento colombiano na terça-feira, 17, quando a deputada Cathy Juvinão, do Partido da Aliança Verde, foi flagrada fumando um vape durante uma sessão que discutia reformas na área da saúde.

O incidente foi registrado pelas câmeras de transmissão da reunião, e Cathy foi filmada com o dispositivo. Ao perceber que estava sendo gravada, tentou esconder o vape, mas a fumaça que escapou acabou expondo o ato, fazendo com que a parlamentar chegasse a engasgar. O episódio gerou grande repercussão nas redes sociais.

Após o episódio viralizar, a deputada se desculpou publicamente. Em uma postagem no X (antigo Twitter), ela escreveu: “Peço desculpas aos cidadãos pelo que aconteceu ontem em plenário. Não vou me juntar ao mau exemplo que hoje em dia intoxica o discurso público, e isso não se repetirá.” Ela reafirmou seu compromisso de continuar defendendo suas pautas com o mesmo empenho.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp