Frente fria pode trazer chuva e baixar temperatura em Goiás

Com a umidade do ar baixa e temperaturas lá em cima, o calor em Goiânia e todo estado pode finalmente dar uma trégua a partir do próximo domingo (20). É o que prevê o ClimaTempo, que noticiou a possibilidade de pancadas de chuva no fim de semana.

De acordo com o site, uma frente fria chegará ao país, acompanhada de uma massa polar forte. Com isso, a queda nas temperaturas poderá ser observada por muitas áreas entre o Sul, Sudeste, Centro-Oeste e sul da Região Norte.

A chefe do Inmet em Goiás e Tocantins, Elizabeth Alves Ferreira, confirmou a possibilidade da relativa baixa nos termômetros pela chegada da frente fria prevista para este sábado(19), que deve passar pelo Centro-Oeste um dia depois. Apesar disso, segundo Elizabeth, as chances de chuva para a capital são pequenas, sendo maiores nas regiões Sul e Sudoeste do Estado de Goiás.

De acordo com o Inmet, mesmo que a chuva não aconteça, as temperaturas irão abaixar em até 6º na próxima semana, podendo chegar aos 29ºC durante o dia.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos