EI usou empresas em Gales para enviar material militar à Espanha, diz jornal

Foto: Lusa/Andreu Daumau

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) usou uma rede de empresas que operava desde um escritório em Cardiff (Gales, Reino Unido) para enviar material militar à Espanha e financiar atentados terroristas no Ocidente, segundo divulga neste domingo o jornal The Sunday Times. As informações são da Agência EFE.

Esse jornal assegura ter tido acesso a relatórios do FBI, que relaciona como essa organização jihadista supostamente enviou dispositivos tecnológicos, de estilo militar, à Espanha, que nesta semana foi alvo de dois ataques terroristas perpetrados na Catalunha, com saldo de pelo menos 14 mortos.

Segundo esta informação, os dispositivos tecnológicos enviados à Espanha pelo EI poderiam estar vinculados ao desenvolvimento, por parte do grupo terrorista, de drones equipados com armamento, capazes de identificar “alvos”.

O envio à Espanha foi feito durante o verão de 2015 e foi entregue em um endereço de Madri, assegura o jornal com base nos documentos judiciais dos Estados Unidos aos quais teve acesso.

Porém, não está claro quem recebeu o pedido e se o conteúdo enviado segue na Espanha ou foi levado a outro país, acrescenta o jornal.

O citado jornal indica que essa organização jihadista se serviu, também, de uma companhia para transferir milhares de libras em dinheiro a um extremista norte-americano estabelecido em Maryland (Estados Unidos), que mais tarde admitiria que sonhava em “cometer um massacre em uma igreja”.

Concretamente, a empresa Ibacstel Electronics foi usada por militantes do EI para mandar um total de US$ 7,7 mil em 2015 a um homem chamado Mohamed Elshinaway, de 32 anos, que se declarou na passada semana culpado das acusações relacionadas com terrorismo.

Fonte: Agência Brasil

MAIS LIDAS
Sigue la emocionante carrera de Moto3 en Brasil con altas
Botafogo vence Bragantino e negocia contratação de jovem zagueiro Anthony.
Celso Portiolli corre atrás de perereca ao vivo no Domingo
Seleção Brasileira inicia preparação para amistosos com desfalques. Ancelotti revela
As defesas dos réus pela morte do menino Henry Borel
Irã pronta para colaborar com a OMI visando a segurança