Sine Goiânia abre mil vagas para cursos profissionalizantes grátis nesta segunda-feira, 2

A Prefeitura de Goiânia, por meio do Sine Municipal, abre, na próxima segunda-feira (02) mil vagas em cursos profissionalizantes. As inscrições serão abertas às 09h, e podem ser efetuadas pelo site (www.goiania.go.gov.br) ou aplicativo Prefeitura 24 horas.

Entre as capacitações disponibilizadas estão auxiliar de contabilidade, eletricista predial, rotinas administrativas, cerimonial de eventos, cuidador de idosos, corte e costura, manicure e pedicure, cabeleireiro, maquiagem profissional, informática básica, Excel completo, massoterapia e operador de caixa. Os alunos dos cursos profissionalizantes recebem material didático completo, vale-transporte para ida e volta das aulas, e lanche durante todo o período do curso.

“Oferecemos aos goianienses oportunidade de qualificação e inserção no mercado de trabalho. Emprego é mais dignidade, qualidade de vida e inclusão”, afirma o prefeito Rogério Cruz.

Os cursos do Sine têm carga horária de 40 a 160 horas, e são ofertados em todos os turnos. As aulas já terão início na semana seguinte às inscrições, no dia 09 de maio.

Para o secretário de Desenvolvimento e Economia Criativa, Michel Magul, a qualificação profissional é a maior aliada na busca por uma vaga de trabalho. “A qualificação é um ingrediente inegociável na geração de resultados”, diz.

“A mão de obra capacitada dá agilidade à execução de tarefas, contribui com soluções e estratégias para o crescimento da empresa, e aumenta a produtividade do negócio. Por isso, quem tem qualificação tem acesso às melhores oportunidades de emprego”, completa.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Polícia desmantela esquema nacional de golpes bancários

Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagra a Operação Falsa Central, uma ação coordenada pelo Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes (Gref), da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic). Foram cumpridos 95 mandados judiciais em todo o país — 58 de busca e apreensão e 37 de prisão —, além do bloqueio de 438 contas bancárias ligadas ao grupo.

A operação, nesta quinta-feira (21/11), que contou com apoio das polícias civis de São Paulo, Pernambuco, Pará, Piauí e Ceará, teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada no golpe da falsa central bancária. O esquema causou prejuízos de aproximadamente R$ 200 mil a 27 vítimas identificadas apenas em Goiás.

O delegado William Bretz, chefe do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Deic), conta que a Operação terá desdobramentos.

“A partir da análise do número 0800 usado no golpe, os investigadores descobriram outras 449 linhas vinculadas ao grupo, sugerindo um esquema de alcance nacional. Embora a primeira fase da operação tenha focado nas vítimas goianas, há indícios de centenas de outras vítimas em diferentes estados, que serão o alvo das próximas etapas”, disse.

Os envolvidos responderão por crimes como fraude eletrônica, furto mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas combinadas podem chegar a 29 anos de prisão. As investigações continuam sob responsabilidade do Gref/Deic de Goiás.

Alerta à população:

A Polícia Civil orienta que a população desconfie de mensagens ou ligações suspeitas sobre compras não reconhecidas e que jamais realize transações ou forneça dados pessoais sem antes confirmar diretamente com seu banco.

Em casos suspeitos, a recomendação é registrar um boletim de ocorrência imediatamente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp