Obras do BRT devem retomar em setembro, mas sem previsão de funcionamento

A retomada das obras do trecho 1 do BRT, entre o Terminal Cruzeiro, em Aparecida de Goiânia e o Terminal Isidória, no Setor Pedro Ludovico em Goiânia, não acontecerá antes de setembro deste ano. Isso porque, com a desistência do Consórcio Corredor Norte-Sul composto pelas empresas GAE, JM e Sobrado, em dezembro do ano passado, uma nova licitação terá de ser feita. O consórcio desistiu do contrato após finalizar apenas 8% da obra alegando impossibilidade de continuar o trabalho depois do aumento dos insumos da construção civil, principalmente do asfalto, cimento e aço.

De acordo com a assessoria da Seinfra, atualmente está em fase final de análise a rescisão do contrato. Depois será feita a revisão dos projetos e atualização do orçamento da obra, para a realização de uma nova licitação, com previsão de contratação da empresa para setembro deste ano. O trecho 1 tem orçamento de R$ 87,4 milhões, sendo R$ 70 milhões por meio do Orçamento Geral da União. O  restante será via financiamento a ser pago pela Prefeitura de Goiânia. O consórcio havia arrematado a obra, em processo realizado entre fevereiro e maio de 2020, por R$ 67,6 milhões.

Obra do trecho 1 do BRT, em Goiânia. (Foto: Walter Peixoto)

Já em relação ao trecho 2, que vai do Terminal Isidória ao Terminal Recanto do Bosque, a Prefeitura de Goiânia informou ao Diário de Estado que as obras estão em andamento. Na Praça Cívica, no Centro, acontece a execução do pavimento rígido (concreto) ligando o anel interno da praça até a Avenida Goiás e implantação de meios-fios. A liberação do tráfego de veículos está prevista para maio e a conclusão das estações de embarque e desembarque – quatro no total – está prevista para julho e, na Avenida Goiás, para setembro deste ano. O Viaduto Perimetral está em fase final de pavimentação e deve ser concluído em maio.

Já o Terminal Perimetral está em fase de acabamento das obras civis e implantação de sinalização viária. Os terminais Isidória e Rodoviária já estão com os serviços da Seinfra concluídos e seguem com os ajustes da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec). O terminal Recanto do Bosque está pronto e em operação.

A entrega do trecho 2 estava prevista para ser entregue à população no aniversário de Goiânia no ano passado, mas as chuvas intensas que ocorreram durante o mês de outubro atrasaram a conclusão e causaram danos estruturais no viaduto. Segundo a Prefeitura de Goiânia, a CMTC está se preparando para a operação do transporte, mas ainda não há uma data marcada sobre o início do funcionamento do BRT.

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Reajuste do salário mínimo 2025: Valor e vigência revelados

Reajuste do Salário Mínimo 2025: Valor e Vigência Revelados!

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está prestes a publicar um decreto presidencial nos próximos dias para definir o novo valor do salário mínimo para 2025. De acordo com interlocutores do governo, o salário mínimo deve subir de R$ 1.412 para R$ 1.518 no ano que vem.

Este aumento representa um acréscimo de R$ 106, equivalente a um aumento de 7,5% em relação ao salário mínimo atual. A correção entrará em vigor a partir de janeiro de 2025, com o pagamento efetivo ocorrendo em fevereiro do mesmo ano.

A nova fórmula de cálculo do salário mínimo, aprovada pelo Legislativo, considera a inflação (INPC) calculada em doze meses até novembro, que foi de 4,84%, mais o crescimento do PIB de dois anos atrás, limitado a 2,5%.

No ano de 2023, o PIB avançou 3,2%, mas devido à limitação, será utilizado o teto de 2,5%. Se o valor fosse calculado pela fórmula anterior, o salário mínimo subiria para R$ 1.528, considerando a inflação e o crescimento do PIB sem a limitação de 2,5%.

No entanto, com a nova fórmula, o valor arredondado será de R$ 1.518, resultando em uma perda de R$ 10 mensalmente para os trabalhadores, aposentados e pensionistas em 2025.

O valor oficial do salário mínimo para 2025 só será confirmado com a publicação do decreto presidencial, prevista para ocorrer até o fim do ano.

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