A raça e a graça de ser mãe em pleno período da adolescência

Pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU), feita em 2010 em todo o mundo, revela que 300 mil crianças nascem de mães com idade entre 12 e 17 anos no Brasil. No mundo todo; 7,3 milhões de mulheres na adolescência se tornam mães a cada ano, sendo que 2 milhões são menores de 15 anos. Uma das conclusões da pesquisa é a de que a maioria das mães adolescentes acaba abandonando os estudos, o que aumenta o risco de desemprego e de dependência econômica dos familiares.

A estudante Sophia Bonatti, de 18 anos, foi mãe aos 17 anos. Ela desafia as estatísticas e continua os estudos, devendo concluir o último ano do Ensino Médio este ano. Ela quer cursar Direito e investir na área de beleza, trabalhando com unhas de fibra. “Hoje minha maior preocupação é dar estudo, saúde e alimentação de qualidade para o meu filho”.

Sophia tomava anticoncepcionais, mas com três meses de namoro descobriu que havia engravidado. “Foi complicado. Tive de entender todo o processo, o que estava acontecendo. Minha mãe demorou a cair a ficha, mas acabou aceitando e me apoiando. Com o meu pai, foi a mesma coisa”.

Ela ainda viveu com o pai da criança até o 5º mês de gravidez, mas as brigas eram constantes por causa do estresse da gestação e das mudanças que ela provoca. “Resolvi terminar e ser mãe solo”. Ela conta que o pai do menino procura pouco o filho e acha isso ruim para o bebê, que vai crescer sem a referência da presença masculina. André Luiz está com 8 meses.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é preso por incendiar viatura da PM em Goiânia

Na última quarta-feira, 20, um homem foi preso após provocar um incêndio em uma viatura da Polícia Militar (PM) em Goiânia. O incidente ocorreu na Vila Mutirão, uma região da cidade, mas foi divulgado apenas nesta quinta-feira, 21.

De acordo com as informações, o suspeito utilizou gasolina para atear fogo no veículo, deixado ao lado do carro o galão utilizado para transportar o líquido. Ele confessou o crime logo após ser detido pela polícia.

Em depoimento, testemunhas informaram ter visto o detido comprando combustível em um local próximo onde a viatura estava presa. Câmeras de segurança mostram quando o suspeito sai do local em uma bicicleta.

O suspeito foi encontrado horas depois em uma oficina mecânica no Jardim Colorado, também na capital.

Em nota, a PM informou que a situação foi controlada pelos policiais que estava próximo ao local. O detido, que possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, foi preso em flagrante por dano qualificado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos