Mais de 170 mil eleitores ainda estão com título cancelado em Goiás

O prazo para regularizar o título de eleitor, a tempo de votar em 2022, termina nesta quarta-feira (4). Até terça-feira (3), 173,2 mil goianos ainda estavam com o título cancelado por ausência nas três últimas consultas eleitorais, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-Goiás). O estado tem 4,7 milhões de eleitores aptos a exercer o direito ao voto.

Até esta quarta-feira, o TRE está com prazo estendido de atendimento presencial, para que a população possa regularizar o título. A Central de Atendimento ao Eleitor funcionará de 8h às 18h, assim como as nove unidades do Vapt-Vupt de Goiânia. Nesta segunda opção, é preciso fazer agendamento de horário pelo site.

O eleitor também pode regularizar o documento pela internet, no portal Título Net. Pelo site, é possível checar se há dívidas eleitorais, fazer transferência de local de votação, entre outras opções. A depender do que deseja fazer no site, será necessário anexar documentos, como comprovante de residência e fotos do RG, além de uma selfie segurando o documento. O portal detalha o passo a passo ao eleitor.

Na tarde de segunda-feira, o sistema do Tribunal Superior Eleitoral apresentou instabilidade, comprometendo o funcionamento do site e o atendimento presencial. No entanto, segundo o Tribunal, o problema foi resolvido horas depois.

Confira os endereços para regularizar o título de eleitor:

  • Central de Atendimento ao Eleitor

Endereço: Edifício Ialba-Luza, esquina da Avenida T-1 com a Orestes Ribeiro (antiga T-52) – Setor Bueno

  • Unidades do Vapt Vupt:

Vapt Vupt Araguaia Shopping: Rua 44, nr. 399 – St. Central
Vapt Vupt Campinas: Av. Anhanguera, nr. 7840 – Setor Campinas
Vapt Vupt Central do Servidor: Praça Cívica, Palácio Pedro Ludovico Teixeira
Vapt Vupt Mangalô: Av. Mangalô, Qd.156, Shopping Popular – Setor Morada do Sol
Vapt Vupt Shopping Passeio das Águas: Av. Perimentral Norte esq. C/ Av Goiás
Vapt Vupt Portal Shopping: Av. Anhanguera, 14404, Sala Luc 163a, Capuava
Vapt Vupt Shopping Lozandes: Park Lozandes – Av. Olinda, nr. 960 – Alphaville Araguaia
Vapt Vupt Shopping Cerrado: Av. Anhanguera, 10790 – Setor Aeroviário
Vapt Vupt Shopping Cidade Jardim: Av. Nero Machado, 400 – Cidade Jardim

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp