Curto circuito pode ter ‘estragado’ vacinas contra a Covid-19, em Goiânia

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia cumpre, nesta quarta-feira (4), protocolos de segurança para avaliar se as doses das vacinas contra a Covid-19 ainda podem ser usadas, depois de passarem algumas horas fora da temperatura indicada pelas fabricantes.

Acontece que as câmaras frias do Paço Municipal, onde o imunizantes são guardados, entraram em curto-circuito na noite desta terça-feira (3). O motivo ainda é desconhecido pela pasta, que explicou não ter data definida para disponibilizar as doses. Ao todo, 20 mil imunizantes contra a Covid-19, gripe e doses de rotina precisaram ser analisadas, sendo que as vacinas de gripe e de rotina já foram liberadas para uso.

Por causa da situação, uma ação para imunizar policiais civis e servidores do Instituto Goiano de Oncologia e Hematologia (Ingoh), que estava agendada para esta quarta-feira, precisou ser suspensa e deve ser remarcada.

Segundo a SMS, a situação não comprometeu a aplicação de vacinas nas 71 salas de imunização e na van da vacinação, localizada no Clube da Caixa Econômica Federal. Ou seja, a população pode procurar os locais normalmente para se vacinar.

O comunicado da pasta diz que a temperatura nas câmaras frias foi alterada por conta do curto, passando de +8°C para +13°C, motivo pelo qual as doses precisaram passar por avaliação. A SMS informou que o problema foi resolvido no início desta manhã e ainda garantiu que a rede de frio e o gerador, que não foi acionado durante o curto estavam em dia com as manutenções de rotina.

Nota SMS

-Em decorrência de um curto-circuito ocorrido na noite desta quarta-feira (03/05), parte das câmaras frias onde são armazenadas as vacinas no Paço Municipal, teve a temperatura alterada de +8°C para +13°C. Como não houve interrupção de energia, o gerador não foi acionado.

Havia 20 mil doses de vacinas contra gripe, Covid-19, e de rotina. A secretaria Estadual de Saúde (SES) receberá relatório sobre as vacinas, e avaliará se elas ainda podem ser utilizadas.  Por conta do ocorrido, as vacinações na Polícia Civil e Ingoh agendadas para hoje, serão remarcadas. Nas 71 salas de vacinas e no Clube da Caixa Econômica Federal, a vacinação ocorre normalmente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é preso por incendiar viatura da PM em Goiânia

Na última quarta-feira, 20, um homem foi preso após provocar um incêndio em uma viatura da Polícia Militar (PM) em Goiânia. O incidente ocorreu na Vila Mutirão, uma região da cidade, mas foi divulgado apenas nesta quinta-feira, 21.

De acordo com as informações, o suspeito utilizou gasolina para atear fogo no veículo, deixado ao lado do carro o galão utilizado para transportar o líquido. Ele confessou o crime logo após ser detido pela polícia.

Em depoimento, testemunhas informaram ter visto o detido comprando combustível em um local próximo onde a viatura estava presa. Câmeras de segurança mostram quando o suspeito sai do local em uma bicicleta.

O suspeito foi encontrado horas depois em uma oficina mecânica no Jardim Colorado, também na capital.

Em nota, a PM informou que a situação foi controlada pelos policiais que estava próximo ao local. O detido, que possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, foi preso em flagrante por dano qualificado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos