Doação de sangue mobiliza universitários da capital

Parceria entre a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA), e o Banco de Sangue do Hemocentro de Goiás (Hemogo) leva até estudantes da Capital a oportunidade de ajudar o próximo com a campanha ‘Universitário Sangue Bom’. Ação que começou às 9h de hoje vai até às 17h com objetivo de aumentar o estoque do Hemogo.

De acordo com o titular da SMDHPA, Filemon Pereira, o diferencial desta campanha nas universidades é o grande número de adesão. “Essa campanha consegue mobilizar um público que supera todas as expectativas dos organizadores. A prefeitura com seu papel de incentivadora dessas ações consegue, sem dúvida alguma, atingir todos os objetivos, sendo o principal incentivar boas ideias como esta”, destaca o secretário.

O estudante de Direito Gabriel Bohadana Rodrigues, de 22 anos, participou pela segunda vez da campanha. ‘Faço questão de participar e, além de doar, mobilizo meus colegas de sala, amigos e até minha família para fazerem o mesmo”, diz o estudante.

Para doar sangue, o interessado deve ter entre 18 e 65 anos de idade, apresentar documento de identificação com foto, não ingerir bebida alcoólica nas ultimas 24 horas, estar bem de saúde, pesar acima de 50 quilos e não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses. Os estudantes que fizerem a doação receberão certificado de 2 horas extracurriculares, válidas para bolsistas da OVG.

Segundo o superintendente da Juventude, Luan Alves, essa é a terceira ação neste ano. “Na próxima semana a ação ocorrerá na Universidade Salgado de Oliveira. É importante afirmar que com essa iniciativa queremos mobilizar não apenas estudantes, mas toda a população”, destaca Luan.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp