Dez anos depois, lei de cotas nas universidades será repensada em 2022

A Lei de Cotas deve passar por uma revisão este ano, de acordo com o que ela mesma previa, quando foi aprovada em 2012. Por outro lado, o texto não define como isso deve ser feito, nem coloca data de validade: se não for revisada, a política de cotas continua valendo. Ainda assim, a discussão sobre o impacto dela vem ganhando força, pela possibilidade de ser repensada.

“As cotas não representam uma reparação não, mas uma mudança importante para conseguirmos o mínimo de equilíbrio entre os estudantes. A gente nota, visualmente, que tem mais alunos negros no campus nos últimos anos”, comenta a professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Sonia Ray.

O que a professora percebeu é comprovado por números do Consórcio de Acompanhamento das Ações Afirmativas 2022. Em 2001, pretos e pardos eram 30% dos matriculados e, hoje, são mais da metade. Além disso, neste mesmo ano, estudantes que vinham dos 20% mais ricos do Brasil ocupavam 69% das matrículas nas universidades públicas. Em 2022, não chegam a 40%, segundo o Consórcio formado por pesquisadores de diversas universidades.

A mudança na “cara” da universidade é consequência do que a Lei de Cotas garante, segundo afirmam os defensores dela. Isto porque esta política reserva metade das vagas em universidades e institutos de educação federais para quem estudou em escola pública. Destas vagas, metade vão para alunos que têm renda de, no máximo, 1,5 salário mínimo para cada integrante da família. A quantidade de vagas guardadas para pretos, pardos e indígenas varia de acordo com a população de cada estado, seguindo o censo do IBGE.

Bem mais que entrar na universidade, o estudante precisa chegar à outra ponta: a do diploma. Por isso, a professora universitária defende que as ações que apoiem estes estudantes podem melhorar. “O aluno de cotas pode não estar em situação de necessidade economicamente, mas de qualquer forma precisa se sentir seguro de saber que não vai sofrer discriminação só porque é um estudante que entrou na universidade por cota. Então, precisa de um apoio moral, psicológico e não só apoio financeiro”, comenta.

Neste ano em que a Lei 12.711, de 2012 deve ser colocada em pauta na Câmara dos Deputados, a Casa tem outros projetos que discutem o futuro das cotas. Entre eles o PL 4.656/2020, do senador Paulo Paim (PT-RS), pedindo que a revisão da Lei de Cotas aconteça a cada dez anos, entre outras mudanças. Já o PL 1.676/2021, do senador Rogério Carvalho (PT-SE), considera que a ação afirmativa deve ser consolidada na legislação nacional, ou seja, se tornar fixa no Brasil, sem ser revista. Na intenção contrária, existe o PL 1.531/19, da deputada professora Dayane Pimentel (PSL-BA) que defende o fim do critério de raça dos estudantes para reservar as vagas.

 

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Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

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