Em Goiás, batidas contra postes aumentam 50% nos últimos quatro anos

A quantidade de batidas contra postes em acidentes de trânsito aumentou 52% nos últimos quatro anos, em Goiás. Os dados são da companhia de distribuição de energia Enel Goias, divulgados nesta quinta-feira (12), em meio à campanha do Maio Amarelo, que busca diminuir número de acidentes.

Segundo a Enel, de janeiro a abril de 2019 foram registradas 1,1 mil colisões contra postes de energia elétrica. Já no mesmo período de 2022, o número subiu para 1.680. Na prática, são em média 14 batidas contra postes, por dia, no estado, apenas nos quatro primeiros meses deste ano.

Segundo a companhia, os casos são mais comuns entre sexta e segunda-feira, por conta dos finais de semana. Após o acidente, a estrutura atingida precisa ser substituída, assim como o trecho da rede elétrica. Trabalho que, de acordo com a Enel, pode levar horas.

O que fazer nesta situação?

Segundo Ícaro Barros, responsável pela Operação e Manutenção da Enel Goiás, se o poste ou cabos caírem sobre o veículo, os passageiros e o motorista não devem descer do carro. “Não devem tocar na parte metálica e precisam acionar a Enel e o Corpo de Bombeiros para que possamos fazer o socorro e remoção das pessoas de forma segura, evitando choques elétricos”, explica.

Outra orientação é não tocar nos cabos que estiverem caídos no chão ou por cima dos carro. Também não se pode ficar embaixo da rede de energia danificada. “Caso você seja um pedestre passando, entre em contato com o socorro, mas não se aproxime do local. Os cabos podem estar energizados e é fundamental que se evite risco de choque elétrico”, alerta o funcionário da Enel.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Gaetano Di Mauro conquista vitória histórica na Stock Car em Goiânia

No domingo, 24, Gaetano Di Mauro fez história na pista de Goiânia, conquistando a vitória na corrida principal da penúltima etapa da Stock Car 2024. Este foi o terceiro triunfo do piloto na temporada atual.
Di Mauro, que será piloto da Eurofarma em 2025, demonstrou uma performance dominante desde o início do fim de semana. No sábado, 23, ele conquistou pela primeira vez a pole position na Stock Car Pro Series, mostrando sua habilidade e consistência nas qualificatórias.
Na corrida principal, realizada em uma tarde escaldante na capital goiana, Di Mauro manteve a liderança de ponta a ponta, superando outros competidores notáveis como Ricardo Maurício. Sua vitória foi fruto de uma estratégia bem executada e de uma condução impecável.
Com esta vitória, Di Mauro reforçou sua posição na classificação geral da temporada e deixou claro seu potencial para as próximas competições. A conquista também marcou um momento especial para o piloto, que celebrou com entusiasmo ao cruzar a linha de chegada.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp