Semana Nacional de Museus tem programação gratuita até sábado, 21, em Goiás

Começa nesta terça-feira (17) e vai até o próximo sábado (21) a programação goiana da 20ª Semana Nacional de Museus. Rodas de conversa, visitas guiadas e outras atividades serão oferecidas gratuitamente.

Em Goiânia, a Semana acontece no Arquivo Histórico Estadual, nos museus da Imagem e do Som (MIS), Pedro Ludovico, Zoroastro Artiaga. Na Cidade de Goiás, o Palácio Conde dos Arcos terá visita guiada e videocast sobre a importância dos museus. Clique aqui para conferir a programação completa.

Além disso, rodas de conversa, mesas redondas e aulas abertas compõem a programação. As atividades também serão transmitidas pelo canal oficial da Secretaria de Estadual de Cultura (Secult) no YouTube. Temas como a presença da mulher no rock, pesquisas fotográficas, patrimônio histórico e pesquisas genealógicas em Goiás serão discutidos ao longo da programação, que é gratuita.

A 20ª Semana Nacional de Museus é realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, em parceria com instituições de todo o país. Neste ano, o tema do evento é “O Poder dos Museus”.

Programação completa da Semana Nacional de Museus

MIS

17/05 – 9h às 11h

Aula aberta – Mulheres no rock: audição de discos de vinil, a ser ministrada pela professora e Dra. Geórgia Cynara (Cinema e Audiovisual UEG). Depois, os participantes serão convidados a escolher e tocar os vinis previamente curados.

17/05 – 14h30 às 16h30

Mesa redonda – Pesquisas fotográficas: diálogos dentro e fora do museu

Convidadas: Dra. Ana Rita Vidica / UFG; Dra. Déborah Rodrigues Borges PUC/UFG; Ma. Marina Muniz Mendes FAV/UFG Ma. Ana Terra Curado da Rocha Ma. Mariana Capeletti/PUC

Transmissão: https://youtu.be/9iERHx6i0nA

Local: Sala Multimeios do Museu da Imagem e do Som – Centro Cultural Marietta Telles Machado. Praça Cívica

 

PALÁCIO CONDE DOS ARCOS – CIDADE DE GOIÁS

17/05 à 22/05 – 08h às 17h

Visita mediada à exposição do Palácio Conde dos Arcos

20/05 às 15h30

Videocast: A importância dos museus para Goiás como patrimônio mundial.

Palestrante: Pedro Henrique d’Ávila, arquiteto, mestre em Projeto e Cidade Local: Youtube – Secult/Goiás

 

MUSEU ZOROASTRO ARTIAGA

19/05 – às 15h

Videocast: Ressignificando Memórias no Museu Pedro Ludovico. Ma. Bárbara Yanara da Silva

O videocast será disponibilizado nos canais virtuais da Secult, e fala dos processos de desenvolvimento de projetos do MPL que objetivaram a ampliação socio-científica das memórias presentes na instituição.

20/05 – às 15h

Videocast: O Poder dos Museus. Juliana Oliveira – Museóloga

O videocast será disponibilizado nos canais virtuais da Secult, e irá tratar sobre sobre a importância das unidades museológicas para o comunidade goiana

 

MUSEU PEDRO LUDOVICO

19/05 – 16h às 18h

​Roda de Conversa – “O Poder da Academia nos Museus”, com

Júllia Carvalho e João Gonçalves (acadêmicos de Museologia), e Giulliano Ramos, coordenador do Museu Zoroastro Artiaga. Mediação: Museóloga Ma. Bárbara Yanara

Local: Jardim do Museu Pedro Ludovico.

21/05 – 09h30 às 11h30

Roda de Conversa – “Processos de capacitação e sentidos da

experiência museal “, com Julianna Carvalho de Oliveira, museóloga da Gerência de Museus da Secult Goiás. Mediação: Museóloga Ma. Bárbara

Yanara

Local: Jardim do Museu Pedro Ludovico

 

ARQUIVO HISTÓRICO

18/05 – às 14h

Palestra com o tema: Patrimônio Histórico e Pesquisas Genealógicas em Goiás

Palestrante: Murah Rannier Peixoto Vaz, filósofo, teólogo e pesquisador de Genealogia

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp