5 dicas preciosas para economizar energia em dias frios

5 dicas preciosas para economizar energia em dias frios

Com a chegada do frio, muitas pessoas acabam ficando mais tempo em casa e isso pode refletir no preço da conta de energia.

Isso acontece, por que as pessoas passam mais tempo no chuveiro para aproveitar o banho quente, usam máquinas de secar e utilizam os eletrodomésticos por longas horas. Com isso, as contas de energias tendem a ter um aumento significativo nos seus valores.

Sendo assim, separamos 5 dicas de como você pode economizar sua energia nesse período frio.

A primeira é para o uso do chuveiro elétrico. É sempre bom ficar o menor tempo possível com ele ligado, pelo fato de que um chuveiro de potência de aproximadamente 5.500W –  ligado por 15 minutos para uma família de 4 pessoas –  gasta o que seria equivalente a 400 lâmpadas de LED de 13W ligadas por uma hora. Isso aumenta aproximadamente em R$100 no boleto de energia.

A segunda dica que temos é para o uso da geladeira. É sempre bom evitar ficar abrindo a porta de forma repetitiva durante o dia, verificar se a borracha de vedação não está com problema, não utilizar a parte de trás do aparelho como varal e reduzir a potência de resfriamento quando estiver em dias frios.

Terceira orientação vai para as máquinas de lavar e secar. Elas são uma das campeãs em consumo de água e energia. Por isso, a recomendação é de que sempre utilize a capacidade máxima.

Um observação sobre as máquinas de lavar, especificamente, é ficar sempre de olho na quantidade de sabão para que evite ficar enxaguando várias vezes.

Quarta dica vai para opção Stand-by. É sempre melhor desligar ou tirar o eletrodoméstico da tomada, quando ele não estiver sendo utilizado.

É a última dica está na hora que for adquirir o eletrodoméstico. Nessas ocasiões, sempre procure os que tiverem menor consumo e que contenham o selo do Procel (para os nacionais) ou Energy Star (nos importados).

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Empresário morre após acidente com cavalo em Pirenópolis

Um empresário de 39 anos faleceu após cair de um cavalo e ser arrastado pelo animal na zona rural de Pirenópolis, região central de Goiás. O acidente aconteceu na manhã da última segunda-feira, 23, no povoado de Caxambú. Bruno Carvalho Mendonça foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na quarta-feira, 25.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas relataram que Bruno saiu para cavalgar por volta das 8h e sofreu a queda algumas horas depois. Ele ficou preso ao cavalo e foi arrastado até a sede de uma fazenda, onde foi encontrado inconsciente e apresentando sinais de convulsão.

Ferimentos graves
O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou os primeiros socorros no local. Bruno foi levado inicialmente para uma unidade de saúde em Anápolis, onde foi constatado que ele apresentava ferimentos graves e queimaduras provocadas pelo atrito com o solo.

Posteriormente, o empresário foi transferido em estado grave para o Hospital Santa Mônica, em Aparecida de Goiânia, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso foi registrado como queda acidental, mas será investigado pela Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp