Não tem segredo na situação do Atlético-GO na Copa Sul-Americana de 2022. Para garantir a sua vaga nas oitavas de final da competição continental, o time goiano só não pode perder na sexta e última rodada da primeira fase. Pelo Grupo F, o Dragão visita a LDU nesta terça-feira (24), a partir das 21h30, no Estádio Casa Blanca. Em Quito, o rubro-negro tentará continuar fazendo história no torneio.
Atlético-GO só depende de si
A campanha do Atlético-GO nesta Sul-Americana vem sendo ótima. No ano passado, a equipe brasileira também fez uma boa campanha, inclusive terminando a fase de grupos de forma invicta. Entretanto, a quantidade elevada de empates cobrou o seu preço e o Dragão terminou em segundo lugar na edição, atrás do Libertad.
Nesta temporada, o Atlético-GO chegou mais “cascudo” e com uma forte determinação de não repetir os mesmos erros. Em cinco jogos, o time não empatou nenhuma vez. Conquistou quatro vitórias e sofreu apenas uma derrota improvável diante do Antofagasta.
Por conta de seu bom saldo de gols, e também pelo fato da LDU ter empatado com o Defensa y Justicia na rodada anterior, o Atlético-GO terá a vantagem do empate neste confronto final. Apenas o líder de cada grupo se classifica para as oitavas de final, e o Dragão possui no momento dois pontos a mais do que a LDU.
Defensa y Justicia e Antofagasta não têm mais chances matemáticas e se enfrentarão no mesmo dia e horário, apenas para cumprir tabela. Já a LDU e o Atlético-GO medirão forças para definir quem seguirá em frente e quem ficará pelo caminho.
Em 2012, na sua primeira participação da Sul-Americana, o Dragão eliminou o Figueirense na segunda fase e chegou a disputar as oitavas de final. Travou duelos duros contra o Universidad Católica, mas sofreu uma eliminação por causa do gol fora.
No entanto, naquela época a Sula possuía um formato diferente, com times brasileiros entrando diretamente na segunda fase, sem uma etapa de grupos. Portanto, no sistema atual, o Atlético-GO tentará uma classificação inédita.
Escalação provável do Dragão
O Dragão deve repetir praticamente a mesma equipe que venceu o Coritiba por 2×0 no último fim de semana, pelo Campeonato Brasileiro. Porém, o técnico Jorginho não poderá contar com o atacante Luiz Fernando, que não foi inscrito nesta fase da Sul-Americana. Com isso, Léo Pereira deve entrar no seu lugar.
A escalação provável do Atlético-GO é a seguinte: Ronaldo; Hayner, Wanderson, Ramon Menezes e Jefferson; Edson, Marlon Freitas e Jorginho; Shaylon, Wellington Rato e Léo Pereira.