Goiânia celebra Semana Nacional do Meio Ambiente com atividades culturais

Para celebrar a Semana Nacional do Meio Ambiente, a Prefeitura de Goiânia realiza programação especial com atividades culturais, distribuição de mudas nativas do Cerrado e blitz educativa. As ações têm início na próxima terça-feira, 31, com apresentação da Orquestra Sinfônica de Goiânia, no Paço Municipal, e segue até o dia 5 de junho.

Além da orquestra, alunos de escolas municipais também se apresentam durante a solenidade. No local, será montada exposição que recria ambientes do Cerrado, com espécies da flora e animais taxidermizados. Haverá também a troca de materiais recicláveis por mudas de árvores nativas e ervas medicinais. O evento será encerrado com plantio de árvores frutíferas.

“Começar a Semana Mundial do Meio Ambiente plantando árvores frutíferas, juntamente com as crianças do nosso município, será um momento histórico para nossa cidade. Essas crianças terão orgulho em participar desse plantio”, ressalta o prefeito Rogério Cruz.

Na quarta-feira (1º), a equipe de fiscalização da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) promove blitz ambiental, com distribuição de mudas de ervas medicinais, panfletos educativos sobre a coletiva seletiva e destinação correta de resíduos, além de sacolinhas de lixo para automóveis. Das 9h às 11h, a blitz ocorre na Avenida César Lates, no Setor Novo Horizonte, e das 14h às 16h na Avenida Vera Cruz, no Jardim Guanabara.

Na quinta-feira (2), o evento será no Parque Vaca Brava, onde a Diretoria de Licenciamento da Amma fará orientação sobre licenciamento ambiental. Ainda acontece distribuição de mudas de plantas medicinais e de sacolinhas para o recolhimento de fezes de animais de estimação. A equipe de monitoramento estará no local para realizar a análise da água do lago e explicar sobre o trabalho dos frequentadores do parque. Será realizado também o plantio de espécies ornamentais.

Na sexta-feira (3), o Parque Água Branca ganhará 200 árvores novas, com plantio realizados pela equipe de arborização da Diretoria de Áreas Verdes e participação de alunos da rede pública. O parque receberá ainda a revitação da nascente, com instalação de grade de proteção e placa de identificação.

Já no sábado (4), o Parque Areião recebe uma programação cultural com exposições, mostra de curtas, teatros com os Anjos do Bem, da Guarda Civil Metropolitana (GCM), música com a banda Coró do Pau e trilha guiada por escoteiros do grupo Arara Azul. A prefeitura ainda homenageia no evento, o jornalista e ambientalista Washington Novas, falecido em 2020.

No domingo (5), o encerramento será feito em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A Diretoria do Bem Estar Animal realiza a Feira de Adoção de Pets, com orientação sobre posse responsável, no Parque Bernardo Élis. A feira será animada pelo grupo Anjos do Bem, da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp