A Polícia Militar de Goiás registrou um aumento de 76,9% nas apreensões de armas de fogo de todo o estado e na recaptura de foragidos da Justiça, de acordo com dados divulgados pelo Observatório de Segurança Pública de Goiás. Os dados foram analisados a partir de uma comparação mensal que analisou os meses de agosto de 2016 e 2017.
O aumento na retirada de armas de fogo de circulação em Goiás foi registrado, consequentemente nos municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia que registrou crescimento de 180,95%, Goiás, Itumbiara que apreendeu 136,36% a mais de armas de fogo em comparação ao ano passado, Iporá, Rio Verde (126,67%) e Catalão (125%).
Já as Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP), destaques estão nos municípios de Jataí e Goianésia, que apreenderam 200% a mais de armas em relação ao mês de agosto de 2016. Ceres teve um aumento de 350%, assim como cidades na região do Entorno do Distrito Federal como Luziânia (aumento de 261,54%) e Águas Lindas com um crescimento de 425% na apreensão de armas de fogo. Ações como estas cumprem com o papel constitucional da PMGO, atuando preventivamente para que o crime não aconteça.
Outro ponto divulgado pelo Observatório de Segurança Pública de Goiás e que apresentou um significativo crescimento em relação a agosto do ano passado foi a recaptura de foragidos da justiça, que registrou em Goiás um aumento de quase 11%. As regiões que mais se destacaram foi Iporá, que dobrou a recaptura de foragidos, atingindo 100%, e as RISP de Posse e Goianésia, que registraram aumento de 200%. Ceres aumentou a produtividade na recaptura de foragidos em 350% e Jataí registrou números recordes, atingindo 500% de aumento.