SES Goiás não descarta retorno de uso obrigatório de máscaras

Em BH, uso de máscaras volta a ser obrigatório no transporte e em áreas da saúde

O uso de máscaras em locais fechados pode ser novamente obrigatório em Goiás se os dados sobre a Covid permanecerem em larga escalada. A informação foi repassada com exclusividade para a reportagem do Diário do Estado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO). Questionada sobre o assunto, a pasta não descartou a possibilidade.

“A SES avalia o cenário epidemiológico e o monitora sistematicamente para a tomada de decisões. O período mais frio e ainda, pessoas não-vacinadas ou com esquema vacinais incompletos  resultaram no aumento de casos  de Covid e Influenza, além de Síndromes Respiratórias Agudas Graves por outros agentes etiológicos”, respondeu a assessoria de imprensa.

O item de proteção individual se tornou facultativo em março. Em nota técnica publicada à época, a proteção facial continuou sendo recomendada para grávidas, idosos acima dos 60 anos, pessoas com comorbidades, sintomáticos respiratórios, além do uso em serviços de saúde e ambientes abertos ou fechados com aglomeração de pessoas com destaque para transporte coletivo e escolas.

Desde setembro do ano passado, vigora em Goiás um decreto de situação de emergência na saúde pública. Embora não inclua retorno de máscara e apresentação de passaporte vacinal, a medida permite a diminuição de burocracias em processos como a aquisição de medicamentos e insumos médicos sem licitação e a contratação de profissionais da saúde, por exemplo.

O aumento de casos de covid em todo o País está fazendo alguns estados tornarem a máscara novamente obrigatória em espaços coletivos fechados. Nas últimas semanas, São Paulo, Distrito Federal e Rio de Janeiro anunciaram o fim parcial da flexibilização

Confira em detalhes a nota técnica publicada em março clicando aqui.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos