Goiânia começa a aplicar 4ª dose contra Covid-19 em pessoas acima de 50 anos e profissionais de saúde; veja locais

A 4ª dose da vacina contra Covid-19 começa a ser aplicada em pessoas com mais de 50 anos, neste sábado (4), em Goiânia. A dose de reforço também é destinada a trabalhadores da saúde, que devem respeitar o intervalo de quatro meses após aplicação da terceira dose. (Veja locais abaixo)

A vacinação foi iniciada logo após Ministério da Saúde (MS) divulgar uma nota orientando que novos públicos fossem vacinados com a dose, devido ao aumento no número de casos positivos em todo o país e a chegada do tempo frio.

Goiânia possui, na soma das redes públicas e privadas, 77,3 mil trabalhadores da saúde, além de 173,2 mil pessoas com idades entre 50 e 59 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Até o momento, a 4ª dose de reforço era aplicada apenas em idosos, pacientes imunossuprimidos e adolescentes de 12 a 14 anos.

Veja locais de vacinação neste sábado

Local: Feira do Conjunto Itatiaia (Vacinação adulto Covid-19 e Influenza)
Endereço: Rua R-12, Conjunto Itatiaia – Goiânia
Horário: Das 8h às 16h

Local: Estacionamento do Shopping Galo (Vacinação adulto Covid-19 e Influenza)
Endereço: Av. independência, 3392, Setor Central – Goiânia
Horário: Das 8h às 16h

Local: Centro Municipal de Vacinação (Vacinação adulto e infantil Covid-19, Influenza e Sarampo com distribuição de 500 senhas)
Endereço: Avenida Edmundo Pinheiro de Abreu, s/n, Setor Pedro Ludovico – Goiânia
Horário: 8h às 17h

Local: Ciams Urias Magalhães
Endereço: Rua Guajajaras, Qd.28A, Setor Urias Magalhães (Vacinação adulto e infantil Covid-19 adulto, Influenza e Sarampo com distribuição de 500 senhas)
Horário: Das 8h às 17h

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Black Friday 2024: Dicas e precauções para compras seguras e econômicas

A Black Friday, um dos maiores eventos do calendário varejista, ocorrerá no dia 29 de novembro de 2024, mas as promoções já começaram a ser realizadas ao longo do mês. Em Goiânia, um levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) indica que este período deve movimentar R$ 250 milhões, com 64% dos entrevistados planejando aproveitar as ofertas.
 
Para evitar a prática conhecida como metade do dobro, quando comerciantes elevam consideravelmente os preços dos produtos antes da data e depois reduzem os valores, ludibriando a população, o Procon Goiás realiza um trabalho prévio de monitoramento de preços. A Lei Estadual 19.607/2017 também obriga os fornecedores a informar o histórico dos preços dos últimos 12 meses. De acordo com o superintendente do órgão, Marco Palmerston, “para evitar as falsas promoções, é preciso se programar com antecedência e pesquisar os preços”.
 
Uma dica valiosa é fazer uma lista do que realmente se pretende comprar e estipular um orçamento. Entrar em uma loja ou site durante a Black Friday é um apelo ao consumo, por isso é crucial ter cuidado. Além disso, é permitido que estabelecimentos pratiquem preços diferentes entre lojas físicas e online, justificada pelos custos operacionais distintos, como aluguel e salários, que impactam os preços nas lojas convencionais. No entanto, a transparência é essencial, e as informações sobre preços devem ser claras e acessíveis ao consumidor.
 
Durante a Black Friday, o volume de compras feitas pela internet aumenta significativamente. Por isso, é importante ter atenção redobrada. Sempre verifique a autenticidade da loja antes de inserir dados pessoais ou financeiros. Um dos primeiros passos é conferir se o site possui o ícone de cadeado ao lado da URL e o prefixo https, que garantem uma conexão segura. Outra orientação é checar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui ou em grupos de consumidores em redes sociais, onde os clientes costumam compartilhar experiências de compra.
 
Ao optar pelo PIX, confira os dados do destinatário e se a negociação envolve um CNPJ. O Código de Defesa do Consumidor garante ao comprador o direito de devolução por arrependimento em até 7 dias para compras online. No caso de produtos com defeito, estabelece prazos para reclamações: 30 dias para produtos ou serviços não duráveis e 90 dias para os duráveis, contados a partir da entrega ou conclusão do serviço. Além disso, evite clicar em anúncios enviados por e-mail ou mensagens de redes sociais que pareçam suspeitos, e sempre acesse os sites digitando o endereço diretamente no navegador, ao invés de seguir links desconhecidos.

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