Vídeo: Amigos fazem festa de velório para dono de bar, em Porto Nacional

Vídeo: Amigos fazem festa de velório para dono de bar, em Porto Nacional

Um velório se transformou em festa, em Porto Nacional, cidade a 60 KM de Palmas, no Tocantins. O comerciante Raimundo Nonato Fonseca de Souza, conhecido como Estrelinha, morreu na última sexta-feira (03), aos 67 anos. Já a despedida organizada por amigos e clientes aconteceu em seu bar no sábado (04).

Vídeos do velório divulgados nas redes sociais mostram o bar lotado e, além da tristeza do luto pela morte de Estrelinha, teve quem conseguiu se divertir dançando forró. Os músicos que estavam presente no local cantaram os hits “O Dia em que a Terra Parou” e “Medo da Chuva” de Raul Seixas, canções essas que foram escolhidas pelo próprio Raimundo.

“Eu quero ser velado nesse bar, na minha empresa, e não quero ninguém chorando. Todo mundo bebendo, farreando, passando música do Roberto Carlos e do Raul Seixas”, exigiu em um vídeo gravado por amigos.

Em entrevista ao G1 o filho de Raimundo, Marllus Diego Araújo Fonseca, de 32 anos, afirmou que não poderia negar o último desejo do pai. “Ele era muito alegre. A cidade ficou em choque quando anunciamos o ocorrido. Os amigos dele que organizaram essa parte, com a autorização da família”.

O sepultamento de Estrelinha aconteceu na manhã de domingo (5) em Porto Nacional. Estrelinha era divorciado e deixou quatro filhos e uma neta.

Veja os vídeos das comemorações

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Casos de HIV registra redução de 10% Goiânia

Nos primeiros nove meses de 2024, Goiânia viu uma redução de 10% no número de novos casos do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) em comparação com o mesmo período de 2023. De acordo com dados da Gerência de Doenças e Agravos Transmissíveis IST e Aids, a capital registrou 542 casos de HIV de janeiro a setembro de 2023, enquanto no mesmo período de 2024, o número caiu para 485, representando uma redução de 10,52%.
 
Essa diminuição é atribuída principalmente ao aumento no uso da Profilaxia Pre-Exposição (PrEP), com um crescimento de 20,89% no número de novos usuários neste ano. Além disso, há também o aumento de pacientes que, ao serem diagnosticados com HIV, iniciam o tratamento regular, retardando assim o desenvolvimento da Aids. “Essas estratégias têm mostrado resultados significativos na prevenção da progressão da doença,” explica a técnica de Vigilância Epidemiológica das Infecções Sexualmente Transmissíveis, Valeria Borba.
 
Embora a redução nos novos casos seja positiva, a situação ainda exige atenção, pois ainda há óbitos causados pela doença. Até agosto deste ano, foram registrados 46 óbitos em decorrência do HIV/Aids. Atualmente, cerca de seis mil pessoas convivem com o vírus na capital, sendo 85% delas do sexo masculino.
 
A prevenção e o diagnóstico precoce são essenciais no combate ao vírus. “É necessário manter o alerta sobre a importância da prevenção e dos testes rápidos em casos necessários. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para evitar complicações graves e óbitos,” alerta a diretora de Vigilância Epidemiológica, Marília de Castro.
 
No dia 1º de dezembro, a Prefeitura de Goiânia promoverá uma ação de conscientização e prevenção para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, data estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O evento ocorrerá das 8h às 12h, no Lago das Rosas, no Setor Oeste. A ação é aberta ao público e contará com atividades gratuitas voltadas à informação, prevenção e diagnóstico precoce da doença. A programação inclui a realização de testes rápidos, distribuição de autotestes, além de orientações com profissionais de saúde sobre a doença e as formas de prevenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp