Circuito Gastronômico chega à cidade de Goiás

Cidade de Goiás, antiga capital do Estado, carrega história em cada canto e ruas de pedras

A cidade de Goiás recebe, de quarta-feira (6) a domingo (10), o Festival Gastronômico. A abertura oficial será às 19 h, com a presença de autoridades municipais e estaduais, no Quartel do 20. Às 20 h, no mesmo local, começa o Festim.

O Circuito Gastronômico Goiás 2017 realiza dez festas em diferentes cidades até dezembro. A gastronomia é um dos pratos principais do turismo. Com os festivais, a culinária se tornou um diferencial para vários destinos de Goiás, incrementando ainda ganhos culturais, sociais e econômicos.

O Circuito Gastronômico foi criado pela Goiás Turismo em 2014, para valorizar a cozinha goiana de raiz, unindo festivais que já existiam e criando novos nos municípios com vocação. Ao longo dos anos, as festas atraíram nomes consagrados da cozinha brasileira e internacional, proporcionando deliciosas combinações de sabores ao público. Os profissionais do Estado ganharam conhecimento e experiência com os chefs que enriqueceram os eventos.

Segundo o presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia, “os festivais promovem uma qualificação muito rápida de pessoal, visibilidade para a cidade, aumenta o fluxo de turistas e consequentemente, aumento na receita local. Ainda serve de vitrine: as pessoas vão pela comida, e depois voltam, trazem amigos e indicam o destino”. Ele afirmou que o Circuito Gastronômico é inovador e prometeu para este ano a realização de um dos festivais mais bonitos do Estado.

Programação
No feriado da Independência, dia 7, as apresentações começam às 16 horas, com a aula-show das Mulheres Coralinas. Às 17h15, é a vez de Juscely Rodrigues, e às 18h30, Fabiana Couto. São três chefs a cada dia, sempre nesses horários.

Na sexta-feira, dia 8, as aulas-show são com Nayana Caetano, Juliana Barroso e Thiago Medeiros. Para o sábado, temos Aluísio Godinho, a dupla Marcus Costa e Monick Braga e Janaína Rueda. Cada chef demonstra o preparo da comida, explica o processo de criação do prato e delicia a plateia, em uma sessão de degustação. Todas as noites têm atrações culturais a partir das 20 horas.

No domingo, dia 10, os horários são diferentes: às 10 horas, começa a Oficina Kids e a partir do meio-dia vai ser servida a tradicional Comida de Folia para todos que quiserem.

Circuito Gastronômico Goiás 2017
São Simão abriu o Circuito Gastronômico Goiás 2017, seguido pelo TerêOxente, em Terezópolis de Goiás, em abril. Em junho, foi realizado o festival de Nova Veneza. Agora é a vez da cidade de Goiás, que sedia a festa de 7 a 10 de setembro. Depois vem Pirenópolis, de 14 a 17 de setembro; Caldas Novas, de 12 a 15 de outubro; Luís Alves, 2 a 5 de novembro; Goiânia, 16 a 19 de novembro; e Trindade, de 30 de novembro a 2 dezembro. Alto Paraíso, de 14 a 17 de dezembro, encerra o Circuito.

Os festivais são espaços reservados especialmente para a manifestação de aprendizes e mestres da gastronomia, que transformam ingredientes básicos da tradicional cozinha local em pratos sofisticados. Os produtos da terra, misturados com arte e feitos no fogão de lenha, os doces de frutas em calda ou cristalizados e as castanhas do Cerrado exalam aromas que chamam a atenção e encantam.

O Circuito Gastronômico movimenta a economia e gera empregos. Pesquisa mostra que 87% dos participantes do evento na cidade de Goiás pretendem voltar. O visitante fica cerca de três dias no evento e desembolsa mais de R$ 400. Goiás está preparada para receber um grande público, que aproveita o 7 de setembro para desfrutar das belezas da Serra Dourada, do Rio Vermelho, da história e da arquitetura da cidade, que se abre para o Festival Gastronômico.

“O Governo de Goiás reconhece a importância da gastronomia para gerar laços e em seu potencial para criar oportunidades de desenvolvimento. Nos orgulhamos dos chefes de cozinha e colaboradores que, ao longo do tempo, se aprimoraram e transformaram nossa gastronomia em uma das mais qualificadas do Brasil e do mundo”, afirmou o governador Marconi Perillo no lançamento do Circuito Gastronômico Goiás 2017.

.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Polícia desmantela esquema nacional de golpes bancários

Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagra a Operação Falsa Central, uma ação coordenada pelo Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes (Gref), da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic). Foram cumpridos 95 mandados judiciais em todo o país — 58 de busca e apreensão e 37 de prisão —, além do bloqueio de 438 contas bancárias ligadas ao grupo.

A operação, nesta quinta-feira (21/11), que contou com apoio das polícias civis de São Paulo, Pernambuco, Pará, Piauí e Ceará, teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada no golpe da falsa central bancária. O esquema causou prejuízos de aproximadamente R$ 200 mil a 27 vítimas identificadas apenas em Goiás.

O delegado William Bretz, chefe do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Deic), conta que a Operação terá desdobramentos.

“A partir da análise do número 0800 usado no golpe, os investigadores descobriram outras 449 linhas vinculadas ao grupo, sugerindo um esquema de alcance nacional. Embora a primeira fase da operação tenha focado nas vítimas goianas, há indícios de centenas de outras vítimas em diferentes estados, que serão o alvo das próximas etapas”, disse.

Os envolvidos responderão por crimes como fraude eletrônica, furto mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas combinadas podem chegar a 29 anos de prisão. As investigações continuam sob responsabilidade do Gref/Deic de Goiás.

Alerta à população:

A Polícia Civil orienta que a população desconfie de mensagens ou ligações suspeitas sobre compras não reconhecidas e que jamais realize transações ou forneça dados pessoais sem antes confirmar diretamente com seu banco.

Em casos suspeitos, a recomendação é registrar um boletim de ocorrência imediatamente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp