Marconi lamenta a morte do ex-prefeito Nion Albernaz

O governador Marconi Perillo divulgou na tarde de ontem (06) nota de pesar pelo falecimento do ex-prefeito de Goiânia, Nion Albernaz, que morreu na quarta-feira às 15 horas, em decorrência de falência de múltiplos de órgãos, em sua residência. Marconi decretou luto oficial de três dias, e disponibilizou o Palácio das Esmeraldas para o velório, iniciado às 22 horas.

“Foi com profunda tristeza que recebi, na tarde de hoje, a notícia de falecimento do meu grande amigo, ex-prefeito de Goiânia Nion Albernaz. Meu exemplo de altivez, otimismo e da gestão moderna e eficiente. Estamos consternados com a perda de um dos homens públicos mais brilhantes do nosso Estado, de um professor excepcional, gestor extremamente competente, e de um ser humano exemplo de retidão”, afirmou o governador.

Marconi lembrou a trajetória da vida pública do ex-prefeito e ressaltou que Nion foi inteligência fundamental para a vitória de suas campanhas políticas e para implantação da administração compartilhada com Organizações Sociais (OSs) no setor da Saúde, em Goiás. “Despeço-me do meu grande amigo, professor e mestre com uma enorme sensação de perda e de tristeza, mas com a esperança de que logo elas sejam transformadas em saudade e na gratidão eterna a Deus por ter nos permitido a convivência e o aprendizado com um homem de admirável caráter, inteligência e bondade”, declarou.

Confira nota de pesar do governador:

Professor Nion: o prefeito dos Jardins e das flores. O melhor prefeito da Capital

Foi com profunda tristeza que recebi, na tarde de hoje, a notícia de falecimento do meu grande amigo, o ex-prefeito de Goiânia Nion Albernaz. Meu exemplo de altivez, otimismo e da gestão moderna e eficiente. Assim como os familiares e amigos do professor Nion; Valéria, minhas filhas, eu, e, certamente, todos os goianienses, estamos consternados com a perda de um dos homens públicos mais brilhantes do nosso Estado, de um professor excepcional, gestor extremamente competente, e de um ser humano exemplo de retidão.

Decretei Luto oficial por três dias e ofereci o Palácio das Esmeraldas para a realização do velório e todas as honras altamente merecidas, pelo idealista e homem de Estado que foi o Professor Nion.

Nion vinha enfrentando, há algum tempo, problemas de saúde sempre com muita resignação e coragem. Na última vez em que o visitei no hospital, acompanhado de Valéria e minhas filhas Isabella e Ana Luísa, no mês de julho, demonstrou o carisma e a bondade que sempre foram algumas de suas melhores características.

Antes de se tornar o competente gestor que administrou e cuidou de Goiânia por três mandatos, Nion foi o jovem que se formou em Economia pela Universidade Federal de Goiás, em 1954, e em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Goiás, em 1959. A dedicação e o comprometimento de Nion com o conhecimento e com o ensino o transformaram no querido “Professor Nion”, que lecionava mesmo já atuando ativamente na vida pública. A propriedade com que ensinava e o afeto transmitido aos seus alunos o eternizaram professor.

Professor é, sem dúvida, a palavra que melhor definiu Nion por toda a sua vida. Professor de ética, de competência, de qualificação, de caráter. De humanidade e de modelo de gestão pública.

Nion iniciou a vida pública ao ser eleito vereador por Goiânia pelo PSD, 1956. Sete anos depois, foi nomeado diretor-geral da UFG e, pouco tempo depois, Secretário Municipal de Fazenda de Goiânia. Paralelo ao cargo, também exerceu a presidência da Companhia de Habitação de Goiás.

Retornou à Secretaria de Fazenda do município de Goiânia em 1979. Com a eleição de Iris Rezende ao governo do Estado no ano de 1982, Nion foi nomeado prefeito de Goiânia, cumprindo o seu primeiro mandato, de 1983 a 1986, quando se candidatou a deputado federal e foi eleito sendo o mais votado de Goiás, para a Assembleia Nacional Constituinte.

Nion venceu as eleições para prefeito de Goiânia em 1988, e retornou ao cargo em 1996, quando venceu a disputa pelo PSDB. Durante suas gestões, Goiânia viveu um período de considerável melhoria de sua infraestrutura, com asfaltamento de diversos bairros; e também de arborização, e construção de praças públicas. Suas administrações foram marcadas, ainda, pelo apoio às representações classistas.

Nion foi o prefeito da urbanização, da inclusão social, do Programa Trabalhando com as Mãos. Prefeito das praças, dos jardins por todos os cantos, de todas as avenidas de Goiânia. Prefeito da infraestrutura, prefeito das flores. O melhor prefeito da história da Capital.

Sem o estímulo, apoio sincero e convicto, lealdade verdadeira, forte determinação e a liderança inconteste do professor Nion, eu não teria uma aliança forte e a menor condição política de me tornar candidato único da oposição e vencer as eleições para governador em 1998, e as subsequentes.

Nos últimos anos, Nion nos ajudou a coordenar nossas campanhas políticas, emprestando com muita humildade suas experiências e inquestionável sabedoria, fundamentais para a construção dos nossos principais projetos administrativos. Foi inteligência fundamental no processo de implantação da administração compartilhada com Organizações Sociais (OSs) no setor da Saúde em Goiás. Até poucos meses atrás, Nion se dedicou incansavelmente à melhoria da Saúde em nosso Estado, atuando voluntariamente como presidente de todos os conselhos de excelência de gestão dos hospitais públicos do governo estadual.

Nion Albernaz nunca se furtou de seu maior ofício: trabalhar em prol do desenvolvimento da Capital e do nosso Estado. Despeço-me do meu grande amigo, professor e mestre, com uma enorme sensação de perda e de tristeza, mas com a esperança de que logo elas sejam transformadas em saudade e na gratidão eterna a Deus por ter nos permitido a convivência e o aprendizado com um homem de admirável caráter, inteligência e bondade.

Rezo para que os familiares e amigos sejam providos de força e de muita fé para suportarem tamanha dor. Abraço carinhosamente Dona Geralda Goiazira Borges Pinto, e seus filhos Marcelo, Adriana, Luciana e Bruno Jaime Albernaz. Estejamos juntos e sejamos resilientes e fortes, como nosso professor Nion nos ensinou.

Marconi Perillo
Governador de Goiás

Fonte: Gabinete de Imprensa do Governador de Goiás

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp