Vídeo: Incêndio atinge hospital de Copacabana e pacientes são retirados às pressas

Um princípio de incêndio atingiu o Hospital São Lucas, em Copacabana, Zona Sul do Rio, na manhã desta quarta-feira, 8. Pacientes e funcionários foram retirados às pressas da unidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas começaram em um gerador do hospital. O fogo já foi controlado.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram pacientes aguardando na rua em cadeiras de rodas, cadeiras de escritório, e até mesmo em macas, de forma improvisada. Os funcionários do hospital também foram retirados de dentro da unidade.

Médicos trabalham na remoção de pacientes durante incêndio no Hospital São Lucas (Foto: Cristina Boeckel/g1)

Para atuar no combate às chamas, os bombeiros precisaram interditar as ruas Tonelero e Pompeu Loureiro. O fogo teve início após uma pane elétrica no gerador da unidade e, em seguida, atingiu a rouparia do hospital, que funciona em um prédio anexo.

Por volta das 10h o fogo já havia sido controlado e os pacientes e funcionários autorizados a voltar para a unidade. Em nota, enviada ao G1, a administração do hospital disse que ninguém se feriu.

Vídeo:

Nota

“O Hospital São Lucas informa que, por volta das 9h10, a rouparia, que funciona em um prédio anexo, teve um princípio de incêndio, em premissa, iniciado em um gerador de energia. Às 10h, o mesmo já havia sido controlado pelo Corpo de Bombeiros, e os pacientes que foram evacuados começaram a retornar para o interior do hospital. Não houve vítimas. As causas e os impactos na operação estão sendo investigadas e novas informações serão divulgadas.”

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos