Na última terça-feira, 7, um redemoinho gigante assustou moradores em Goiânia. Um deles gravou vídeo exibindo o assustador fenômeno climático, no Jardim Califórnia. Apesar de parecer violento, o caso não é sinônimo de desespero, sendo comum em dias quentes e com baixa umidade.
Redemoinho em Goiânia
No vídeo em questão, é possível observar o redemoinho se erguendo a vários metros de altura, em um lote na capital goiana. O fenômeno acontece após o solo se aquecer e um vento fraco atingi-lo, fazendo com que a brisa ganha velocidade e culmine em uma espiral de poeira.
Não é a primeira vez que isso acontece no estádio de Goiás. No ano passado, um morador registrou um redemoinho de 40 metros de altura em um canteiro de obra. O autor daquele vídeo estava no 12º andar de um prédio no Setor Faiçalville, em Goiânia.
Antes disso, em 2020, houve também o registro de uma moradora, gravando o fenômeno no Setor Itatiaia, também em Goiânia. Para completar, em 2019, agricultores filmaram um redemoinho de fogo em Santa Helena. O princípio é o mesmo dos outros casos, mas há uma maior intensidade por conta da presença de queimadas.
Normalmente, esses fenômenos costumam durar pouco tempo. No entanto, é recomendável que as pessoas não fiquem perto dos redemoinhos. Isso porque os ventos podem chegar a 100km/h.
Vídeo:
Ver esta publicação no Instagram
Uma publicação partilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)