Governo faz licitação para construir mirante na Chapada dos Veadeiros

A Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) lançou edital de licitação para que seja construído um mirante com vistas para o Jardim de Maytrea, na Chapada dos Veadeiros. O local fica às margens da GO-239, em Alto Paraíso de Goiás e é conhecido pela bela vista, além de ser considerado sagrado por alguns de seus visitantes.. A previsão é de que a obra esteja pronta em novembro.

A licitação será na modalidade tomada de preço e as empresas interessadas têm prazo de 15 dias para enviar propostas.

“Existem várias modalidades diferentes de licitação e a regra geral é o pregão, para que se encontre o menor preço. Apesar de ser mais rápido, não fizemos o pregão porque existem especificações técnicas das quais não podemos abrir mão. O modelo de tomada de preço é o meio termo, em que se analisa o preço e também a qualidade técnica das ofertas”, afirma o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral.

A Agência argumenta que o projeto pensado para a Chapada é sustentável e foi aprovado pelo Conselho Municipal de Turismo da prefeitura de Alto Paraíso de Goiás.

Custos e prazos

Projeto do mirante que será construído na Chapada. (Foto: Divulgação/Goiás Turismo)

A obra deve custar mais de R$ 262 mil. A verba foi adquirida por meio de emenda parlamentar do deputado federal Zacharias Calil (UB), segundo Amaral. “Paralelamente à obra do mirante, será feito um estacionamento para cerca de 20 carros ao lado. Esta segunda obra quem fará é a própria Goinfra [Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes], então não precisa de licitação”, afirma o presidente da Goiás Turismo.

A Agência estadual estima que, depois do processo de licitação ser concluído, a obra estará completa em 120 dias, ou seja, no mês de novembro. Já o estacionamento, deve levar mais tempo, segundo Amaral.

Chapada continua sem laudo geológico

No Brasil, não é obrigatório que áreas turísticas que recebem turistas, como a Chapada dos Veadeiros, tenham laudo geológico, tampouco é costume que eles sejam feitos. O assunto ganhou força quando, em janeiro, a queda de uma rocha matou dez pessoas em Capitólio (MG).

Em março deste ano, o presidente da Goiás Turismo disse ao Diário do Estado que havia planos de que um projeto piloto nacional fosse feito na Chapada. No entanto, segundo Amaral, em junho, ainda não há nada concreto.

“Estamos trabalhando em nível nacional, mas a CPRM [Serviço Geológico do Brasil] não tem braço para cuidar do Brasil todo, nem a Federal [Universidade Federal de Goiás]. Falta mão de obra especializada, mas isto está no nosso radar”, comenta.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Intervenção programada da Saneago afeta bairros em Goiânia neste sábado, 23

No sábado, 23, as equipes da Saneago realizarão uma intervenção programada para executar a segunda etapa da interligação de adutora de água tratada que liga o Bairro Vila Adélia ao Centro de Reservatório Atlântico, em Goiânia. Essa operação, que ocorrerá entre 4h e 17h, pode prejudicar o abastecimento de água em mais de 120 setores da cidade.
 
A intervenção afetará vários bairros de Goiânia, incluindo Anhanguera, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Residencial Monte Carlo, Faicalville, Jardim Ana Lucia, Jardim Atlântico, Jardim Europa, Jardim Florença, Jardim Planalto, Jardim Presidente, Jardim Sonia Maria, Jardim Tancredo Neves, Jardim Vila Boa, Loteamento Celina Park, Novo Horizonte, Parque Anhanguera I, Parque Anhanguera II, Parque Oeste Industrial, Prive Atlântico, Recreio Funcionários Públicos, Residencial Aquarius I, Residencial Aquarius II, Residencial Canadá, Residencial Eldorado, Residencial Flórida, Residencial Granville, Residencial Vereda Dos Buritis I, Residencial Vereda Dos Buritis II, Setor Rio Formoso, Setor Sudoeste, Setor Ulisses Guimarães, Setor União, Vila Alpes, Vila Alvorada, Vila Bela, Vila Luciana, Vila Mauá, Vila Rezende, Vila Rosa e Village Veneza.
 
Além disso, outros reservatórios também serão afetados, como o Reservatório Novo Horizonte Apoiado, o Reservatório Canadá Apoiado, o Reservatório Garavelo Apoiado e Elevado, o Reservatório Jardim Lisboa Apoiado e Elevado, o Reservatório Santa Rita Apoiado e Elevado, e o Reservatório Orientville, entre outros.
 
O fornecimento de água será retomado de forma gradual assim que a intervenção for concluída, com previsão de normalização até a noite de domingo, 24 de novembro. Imóveis com caixa d’água não sentirão o desabastecimento, mas a Saneago pede a compreensão dos consumidores e o uso moderado da água tratada nas caixas d’água.
 
Bairros afetados por reservatório:
 
  • Reservatório Atlântico: Anhanguera, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Residencial Monte Carlo, Faiçalville, Jardim Ana Lucia, Jardim Atlântico, Jardim Europa, Jardim Florença, Jardim Planalto, Jardim Presidente, Jardim Sonia Maria, Jardim Tancredo Neves, Jardim Vila Boa, Loteamento Celina Park, Novo Horizonte, Parque Anhanguera I, Parque Anhanguera II, Parque Oeste Industrial, Prive Atlântico, Recreio Funcionários Públicos, Residencial Aquarius I, Residencial Aquarius II, Residencial Canadá, Residencial Eldorado, Residencial Flórida, Residencial Granville, Residencial Vereda Dos Buritis I, Residencial Vereda Dos Buritis II, Setor Rio Formoso, Setor Sudoeste, Setor Ulisses Guimarães, Setor União, Vila Alpes, Vila Alvorada, Vila Bela, Vila Luciana, Vila Mauá, Vila Rezende, Vila Rosa e Village Veneza.
  • Reservatório Novo Horizonte Apoiado: Vila Novo Horizonte.
  • Reservatório Canadá Apoiado: Residencial Canadá.
  • Reservatório Garavelo Apoiado e Elevado: Jardim Alphaville, Jardim Atlântico, Jardim Caravelas, Jardim Presidente, Jardins Madri, Orientville, Residencial Alphaville, Residencial Barcelona, Residencial Fidelis, Residencial Flamingo, Residencial Forteville Extensão, Residencial Forteville, Residencial Gardenia, Residencial Recanto das Emas, Residencial Rio Verde, Residencial Santa Fe, Residencial Sevilha, Residencial Tres Marias.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos