Projeto que limita ICMS, em pauta no Congresso, não reduz preço do diesel em Goiás

Na noite desta segunda-feira, 13, o Senado aprovou o Projeto de Lei Complementar nº 18 que limita a uma faixa de 17% a 18% a cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre combustíveis, energia elétrica, transporte coletivo e comunicações. No entanto, se for aprovada sem mudanças, a proposta não diminuirá o preço do óleo diesel na bomba dos postos goianos, segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Goiás (Sindiposto-GO).

“Hoje, o ICMS sobre o diesel é de 16% em Goiás, por isso não vai ser afetado. O da gasolina é de 30% aqui no estado, então teria impacto, caso se mantenha a pauta congelada como está hoje, em R$ 6,55. A gasolina baixaria 0,7129, por litro”, afirma o presidente do Sindiposto-GO, Márcio Martins.

Pauta congelada é o preço médio que o governo estadual considera na hora de cobrar a alíquota, que é a taxa do imposto. O ICMS é cobrado do proprietário do posto no momento em que ele compra o combustível para revender. Assim, o governo estadual calcula uma média, a cada 15 dias, dos preços que estão sendo colocados ao consumidor na bomba para, a partir deste valor, definir de quanto será o imposto.

Esta média é chamada de pauta e, em Goiás, está congelada desde novembro, no valor de R$ 6,55. “Agora, com estas mudanças [do projeto que tramita no Congresso], pode ser que se descongele o preço. Se isso acontecer, a diminuição no valor da gasolina vai ser menor”, explica Martins.

De autoria do deputado federal Danilo Forte (União-CE), a proposta prevê que combustíveis, energia elétrica, transporte coletivo e comunicações sejam enquadrados como “essenciais” na legislação tributária e, por isso, tenham um limite na cobrança de imposto.

Outra possibilidade que pode fazer com que o limite do ICMS não surta tanto efeito no preço final para os motoristas é a de reajuste da Petrobras. “Acredito que a redução do ICMS tenha efeito para o consumidor. O único porém é que a empresa está com preço defasado em relação ao mercado internacional e, se ela reajustar o preço, pode ser que a redução não aconteça”. Por outro lado, o presidente do Sindiposto defende que, ainda que o reajuste da Petrobras aconteça o projeto do ICMS ainda é positivo porque pode balancear o preço final.

Projeto do ICMS ainda volta para Câmara

No Senado, o texto foi aprovado por 65 votos favoráveis e 12 contrários. Também foi aprovado um destaque que prevê compensação, por parte da União, caso os estados e municípios percam dinheiro em caixa por conta da lei, já que ela diminui a arrecadação de um imposto.

Segundo este destaque, a União deverá manter os níveis atuais de recursos nas áreas de saúde, educação e no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb). Após aprovação no Senado, a pauta volta para a Câmara, já que teve mudanças no texto.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Corpo é descoberto em trem de pouso de aeronave no Havaí

Corpo Encontrado em Trem de Pouso de Avião no Havaí

No dia 25 de dezembro de 2024, um corpo foi encontrado no trem de pouso de um avião no aeroporto internacional de Honolulu, no Havaí. A descoberta foi feita por funcionários da companhia aérea durante uma inspeção de rotina.

De acordo com as autoridades, o corpo pertence a um homem que ainda não foi identificado. A polícia e a Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA estão investigando as circunstâncias do incidente.

O avião, um Boeing 767, havia chegado de San Francisco algumas horas antes da descoberta. Os passageiros e a tripulação já haviam desembarcado quando o corpo foi encontrado.

As autoridades acreditam que o homem pode ter se escondido no trem de pouso do avião durante a viagem, mas as causas exatas da morte ainda são desconhecidas. A polícia está trabalhando para identificar o homem e entender como ele conseguiu acessar a área restrita do avião.

O incidente causou surpresa e preocupação entre os passageiros e funcionários do aeroporto. A companhia aérea emitiu um comunicado expressando sua tristeza e cooperando plenamente com as investigações.

A investigação está em andamento, e as autoridades pedem que qualquer pessoa com informações relevantes entre em contato com a polícia.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp