Para reforçar a atuação da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP) na região do Entorno do Distrito Federal, o governador Marconi Perillo solicitou na última sexta-feira (03) ao ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, apoio da Força Nacional de Segurança nas ações de combate à criminalidade no município de Luziânia.
No ofício número 160/2017, expedido pelo Gabinete da Governadoria na quinta-feira (02) e entregue nesta sexta-feira ao ministro da Justiça e Cidadania, Marconi justifica que o suporte se faz necessário tendo em vista o aumento do número de furtos a residências, assaltos, homicídios com características brutais, bem como pelos recentes casos de ataques às instituições bancárias, que colocam a população em situação de risco constante.
O Governo de Goiás vem aplicando cerca de 12,5% do Orçamento Anual do Estado nos políticas de combate e prevenção à criminalidade, valor inferior somente ao empregado nos programas na área da Educação. Os índices de violência vêm caindo em todo o Estado, mas, conforme os termos da solicitação enviada ao ministro Alexandre de Moraes, o município de Luziânia requer especial atenção em função da situação atípica de agravamento da criminalidade verificada no município.
O Ministério de Justiça e Cidadania colocou a Força Nacional de Segurança à disposição dos Estados para suporte e complementação das políticas públicas de combate e prevenção à violência. A crise nacional na Segurança Pública se agravou neste início de ano em diversos Estados do País com a eclosão de rebeliões em presídios. Em Goiás, a situação do sistema penitenciário está dentro da normalidade.