Formosa e região recebem mutirão com serviços do Governo de Goiás

Mutirão

Uma das regiões mais populosas e importantes do estado, o Entorno do Distrito Federal tem merecido cuidado especial. Não à toa, acontece na região, nestes sábado e domingo, 18 e 19, mais um Mutirão Governo de Goiás, iniciativa do programa Goiás Social que oferece mais de uma centena de serviços gratuitos à população reunidos no mesmo lugar. No sábado, o funcionamento será em dois turnos, já  o domingo, apenas pela manhã.

Nesta edição, serão beneficiados moradores de Formosa, Planaltina, Água Fria de Goiás, Cabeceiras e Vila Boa. “Desde que assumi, deixamos claro que o foco é o cidadão e o mutirão significa trazer toda estrutura do nosso governo para mais perto das pessoas”, afirmou o governador Ronaldo Caiado.

Serviços disponíveis no mutirão

Na saúde, haverá consultas e exames oftalmológicos, testagem para Covid-19, vacinação, ecocardiograma, eletrocardiograma, doppler, cadastro de medula óssea, doação de sangue, mamografia e exames citopatológicos, entre outros serviços.

Os serviços gerais, também disponíveis, incluem corte de cabelo, registro de certidões de nascimento, casamento e de óbito; emissão de Passaporte do Idoso, carteira do deficiente e carteira do autista.

Outro destaque do evento é a entrega de 896 cartões do Programa Mães de Goiás, no valor de R$ 250 mensais, e mil cartões do programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social, no valor de R$ 350 mensais.

Já no Vapt Vupt, os serviços do Detran, Saneago, Secretaria da Economia e Ipasgo, como parcelamento do IPVA e emissão da 1° e 2° via do CPF, estarão acessíveis ao cidadão. “Vamos levar a Formosa o Mutirão completo e atender o maior número possível de pessoas. Não é necessário fazer nenhum tipo de agendamento, é só chegar e pegar a senha”, explicou o coordenador do Mutirão, Paulo Ortegal.

A novidade desta edição é o serviço de consultoria financeira e planejamento, que estará disponível para micro e pequenos empresários da região, assim como o cadastramento e renovação da carteira do artesão. Para o público em geral, serão ofertadas 4,2 mil vagas de emprego, além de cursos profissionalizantes.

A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) vai entregar benefícios como andadores, bengalas, kits de fraldas descartáveis geriátrica e infantil (para crianças com até dois anos de idade), leites especiais (para crianças com até um ano), cadeiras de rodas padrão e higiênica, muletas, colchões caixa de ovo e enxovais de bebê para gestantes e mães de crianças com até um mês de vida.

Números de outras edições

Nas duas últimas edições do Mutirão Governo de Goiás, em Luziânia e Valparaíso, foram realizados mais de 170 mil atendimentos. Em Formosa, a estrutura será montada na Avenida José Lobo, número 26, no Jardim Califórnia. Os atendimentos gerais começam às 8 horas da manhã de sábado, no entanto, o serviço de emissão de carteira de identidade estará disponível no local já partir da tarde de sexta-feira, 17.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp