Um macaco-aranha vestido de soldado morreu durante um tiroteio entre o cartel ‘La Familia Michoacana’ e a Guarda Nacional mexicana, em Texcaltitlán, na última quinta-feira, 16.
O animal, que estava vestido com um colete à prova de balas, um casaco de camuflagem e uma fralda, estava no peito do seu dono, um jovem de 20 anos, também morto no tiroteio, diz o jornal Milenio. O jovem e o animal foram encontrados com vários ferimentos de bala.
Operação contra narcotráfico
O tiroteio aconteceu durante uma operação da Procuradoria-Geral do Estado do México e da Guarda Nacional, que se depararam com civis armados, alegando serem membro do grupo ‘La Familia Michoacana’.
Dez homens morreram no local e outro morreu no hospital. Além disso, dez pessoas foram detidas, três das quais permanecem sob observação médica, devido aos ferimentos que sofreram.
A autópsia do macaco ficará em cargo da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootécnica da Universidade Autónoma do Estado do México (UAEMex), estando a ser investigada a possibilidade do animal ter sido vítima de tráfico.