Tiroteio em Washington, nos EUA, mata adolescente e deixa três feridos

Tiroteio

Um jovem de 15 anos morreu durante um tiroteio que deixou outras três pessoas feridas durante um evento que aconteceu na noite deste domingo, 19, em Washigton D.C, nos Estados Unidos. Informações foram divulgadas pela polícia.

De acordo com o chefe de polícia do Estado, Robert J. Contee III, o tireoteio começou por volta das 20h30. O adolescente foi baleado perto das ruas 14 e UNW, local onde ocorria um festival de música chamado Moechella. O evento comemorava o feriado de Juneteenth, data que marca o fim da escravidão nos Estados Unidos.

Além do jovem, um policial foi baleado na perna e duas pessoas também sofreram ferimentos. Todos foram levados para hospitais da região.

De acordo com Contee, um primeiro incidente teria ocorrido antes do tiroteio. O casa motivou a polícia a encerrar o evento. Em seguida, o tiroteio teve inicio. A polícia afirmou que havia cerca de 100 agentes no local.

Ainda não se sabe o que teria motivado o tiroteio e, até o momento, o atirado também não havia sido identificado.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Yamandú Orsi, conheça o novo presidente do Uruguai

Yamandú Orsi, um esquerdista de 57 anos, foi eleito presidente do Uruguai no domingo, 24, com 49.3% dos votos. Orsi, que é membro da Frente Ampla, derrotou o candidato conservador Álvaro Delgado, que obteve 46.4% dos votos.

Orsi já foi professor de história e ex-governador do departamento de Canelones, o segundo maior do Uruguai. Ele é considerado um pupilo político do ex-presidente José Mujica, que apoiou sua campanha eleitoral. Durante sua campanha, Orsi destacou temas como a causa ambiental, o apoio aos pequenos produtores e a inclusão social.

Orsi prometeu uma política baseada no diálogo e afirmou que não faria mudanças radicais no país. Assim como Mujica, ele expressou preferência por uma vida no campo e um estilo de vida sem luxo, não planejando morar no Palácio Estévez, a tradicional residência dos chefes de Estado do Uruguai.

Antes do resultado oficial, o presidente brasileiro Lula parabenizou Orsi pelas projeções que indicavam sua vitória. “Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito Yamandú Orsi, a Frente Ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje”, escreveu Lula no X (antigo Twitter). “Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional.”

Com a vitória de Orsi, o Uruguai volta a ter um presidente de esquerda após cinco anos de administração do presidente Luis Lacalle Pou, de centro-direita. A posse de Orsi está marcada para 1º de março de 2025.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp