Paraná Pesquisa: Caiado tem 40,8% das intenções de votos ao governo de Goiás

Ronaldo Caiado (UB) lidera a corrida ao governo de Goiás com 40,8% das intenções de voto, conforme levantamento do Instituto Paraná Pesquisa, divulgado nesta segunda-feira, 20.

O atual mandatário, que busca a reeleição, tem ampla frente sobre os principais concorrentes, o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriotas), que aparece com 21,9%, o ex-governador Marconi Perillo (PSDB), com 14,6% e o deputado Major Victor Hugo, com 7,7%.

Em um cenário sem a participação do tucano, que ainda não bateu o martelo sobre a intenção de participar do pleito para governador, os números de Caiado são ainda melhores, subindo para 45,8%. Já Mendanha chegaria a 25,8%.

Na análise sobre um possível segundo turno, Ronaldo Caiado segue com ampla liderança. Na simulação de uma disputa contra Gustavo Mendanha, os percentuais são de 51,8%, contra apenas 32,5% das intenções de votos. Em um confronto com Perillo, o atual governador venceria com significativos 56,3% dos votos.

Do total de eleitores ouvidos, 4,7% disseram não saber ou não responderam em quem votariam, e 7,6% pretendem votar nulo ou em branco. A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 17 de junho, quando foram ouvidos 1540 eleitores de 60 municípios goianos.

Aprovação

Ainda de acordo com a na pesquisa, 64,5% aprova a atual administração de Goiás. Na avaliação 44,4% considera a gestão boa ou ótima, 35,3% regular e 19% ruim ou péssima. Apenas 5,5% não souberam opinar.

Reconhecimento e apoio

Em encontros da União Brasil, o Governador Ronaldo Caiado tem contado com uma multidão de pessoas que apoiam seu trabalho, inclusive políticos e membros de outros partidos. O último ocorreu no dia 11 deste mês em Trindade, região Metropolitana de Goiânia. Na ocasião, Caiado ficou emocionado com os milhares de apoiadores que aguardavam a chegada dele ao local do evento.

Durante o encontro, o prefeito de Trindade, Marden Júnior (Patriota), reforçou a aliança municipal com Caiado. Além disso, o ex-prefeito do município, Jânio Darrot (Patriota), também manifestou apoio ao governador, “estamos juntos e vamos para a vitória”, finalizou em meio a uma multidão de pessoas.

O mesmo foi manifestado pelo deputado estadual Wilde Cambão (PSD), que aproveitou a oportunidade para agradecer Caiado por “devolver o sentimento de pertencimento, de ser goiano à região do entorno de Brasília”.

Em defesa da reeleição de Caiado, a ex-senadora Lúcia Vânia (União Brasil) enalteceu o governador por conseguir colocar o Estado de Goiás de volta aos trilhos. “Homem de coragem para enfrentar o pior problema do Estado”, disse em referência à renegociação das dívidas que foram deixadas pela gestão anterior. “Caiado fez com que o Estado de Goiás fosse respeitado”, finalizou.

Além do União Brasil, participam do evento lideranças do MDB, PSD, Progressistas, PSC, PDT, Avante, Podemos, PTB, PRTB, Solidariedade, Cidadania, PV e Consciência 91. A primeira edição do Encontro Regional do União Brasil e Partidos Aliados foi realizada em Jaraguá, em 26 de março, e o segundo encontro foi realizado, em 30 de abril, no município de Quirinópolis, no Sudoeste goiano.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Lula promete zerar fome no país até fim do mandato

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu no sábado, 16, que, até o fim do mandato, nenhum brasileiro vai passar fome no país. A declaração foi feita no último dia do Festival Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, na região central do Rio de Janeiro.

“Quero dizer para os milhões de habitantes que passam fome no mundo, para as crianças que não sabem se vai ter alimento. Quero dizer que hoje não tem, mas amanhã vai ter. É preciso coragem para mudar essa história perversa”, disse o presidente. “O que falta não é produção de alimentos. O mundo tem tecnologia e genética para produzir alimentos suficientes. Falta responsabilidade para colocar o pobre no orçamento público e garantir comida. Tiramos 24 milhões de pessoas da fome até agora. E em 2026, não teremos nenhum brasileiro passando fome”.

O evento encerrou a programação do G20 Social, que reuniu durante três dias representantes do governo federal, movimentos sociais e instituições não governamentais. Na segunda, 18, e terça-feira, 19, acontece a Cúpula do G20, com os líderes dos principais países do mundo. A discussão de iniciativas contra a fome e a pobreza são bandeiras da presidência brasileira do G20.

“Quando colocamos fome para discutir no G20, era para transformar em questão politica. Ela é tratada como uma questão social, apenas um número estatístico para período de eleição e depois é esquecida. Quem tem fome é tratado como invisível no país”, disse o presidente. “Fome não é questão da natureza. Não é questão alheia ao ser humano. Ela é tratada como se não existisse. Mas é responsabilidade de todos nós governantes do planeta”.

O encerramento do festival teve a participação dos artistas Ney Matogrosso, Maria Gadú, Alceu Valença, Fafá de Belém, Jaloo Kleber Lucas, Jovem Dionísio, Tássia Reis, Jota.Pê e Lukinhas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp