Corpo do jornalista inglês Dom Phillips será cremado neste domingo (26) 

O jornalista inglês Dom Phillips, morto após expedição no Amazonas junto com o indigenista Bruno Pereira, está sendo velado na manhã deste domingo (26). A cremação está marcada para hoje, ao meio-dia em um cemitério de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Integrantes de movimentos sociais estenderam uma faixa com a pergunta “Quem mandou matar Dom Phillips e Bruno?” no lado de fora do local. A cerimônia fúnebre do brasileiro ocorreu na sexta (24) em Pernambuco.

Em meio a comoção, homenagens e pedidos de justiça, internautas criaram a hashtag #domphillipspresente numa alusão a uma já existente que exige esclarecimentos sobre mandantes do caso de Marielle Franco, a vereadora executada no Rio de Janeiro supostamente por denunciar abuso de autoridade por parte de policiais contra moradores de comunidades carentes da cidade.

Os restos mortais da dupla foram entregues às famílias nesta quinta (23) pela Polícia Federal após perícia que identificou os corpos. Eles foram encontrados após dez dias de buscas.  Os irmãos suspeitos do crime confessaram o assassinato, mas os investigadores apuram a participação de outras pessoas. 

Conhecido pela defesa da causa indígena, Bruno, que era servidor licenciado da Fundação Nacional do Índio (Funai), o envolvimento dele no combate à pesca ilegal, especialmente de pirarucu, seria a motivação do crime. A venda do peixe, encontrado na região da Amazônia, pode chegar a custar R$ 100 o quilo. 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos