A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, volta a realizar, de forma intensificada, visitas domiciliares em todos os municípios goianos a partir de outubro. A iniciativa, que integra a bem-sucedida ação Goiás contra o Aedes, visa eliminar os possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, conscientizar a população sobre a adoção de condutas rotineiras para manter o ambiente livre dos criadouros e prevenir casos de dengue, zika e chikungunya, transmitidas pelo inseto.
O coordenador-geral de Controle de Dengue, Murilo do Carmo, informa que a intensificação das visitas domiciliares estava prevista para ser iniciada em novembro, quando há a consolidação do período chuvoso em Goiás. A SES-GO e o Corpo de Bombeiros, entretanto, decidiram antecipá-la em função da constatação de circulação do vírus tipo 2 no Estado. Este tipo de vírus, que predominou no Estado em 2002, leva ao agravamento dos casos e óbitos.
“Pretendemos, antes de tudo, prevenir uma possível epidemia de dengue em Goiás”, alerta Murilo do Carmo. A parceria com o Corpo de Bombeiros, firmada no fim de 2015, é extremamente valorosa. A quantidade de visitas domiciliares passou de aproximadamente 9 milhões, verificada em 2015, para cerca de 18 milhões, em 2016. Neste ano, até agosto, foram realizadas cerca de 13 milhões de visitas aos imóveis residenciais e comerciais em todo o Estado.
Neste ano, conforme os dados da SES-GO, a força-tarefa possibilitou a diminuição de 51% dos casos de dengue neste ano em Goiás, de 63,51% dos casos de zika e de 7% dos casos confirmados de chikungunya.