Justiça proíbe realização da Expoagro e outros eventos, em São Miguel do Araguaia

A Justiça proibiu o município de São Miguel do Araguaia, região Noroeste de Goiás, de realizar os eventos Carnaraguaia e Expoagro SMA com verbas públicas. As festividades estão previstas para começar nesta quarta-feira, 29, e seguir até o próximo domingo, 3. A determinação do juiz Camilo Schubert Lima, ocorreu após pedido do Ministério Público de Goiás (MP-GO).

O texto prevê também a suspensão imediata de todos os contratos e procedimentos de contratação que digam respeito ao financiamento público desses eventos, o que inclui a realização de shows.

Proibição da Expoagro

No pedido, o promotor de Justiça Rafael Correa Costa, titular da 1ª Promotoria da comarca, argumentou que os gastos excessivos com eventos festivos são incompatíveis com a saúde financeira do município, que possui cerca de 22 mil habitantes.

Em caso de descumprimento, foi fixado o pagamento de multa diária no valor de R$ 50 mil para cada um dos gestores públicos responsáveis e os representantes das empresas contratadas.

Além disso, o juiz apontou que a falta de razoabilidade na seleção das prioridades dos gastos públicos, em detrimento da resolução de sérios problemas que assolam a população local.

“Não é razoável admitir-se que tais valores sejam alocados em eventos festivos, em um município que indica deficiências de várias ordens em diversos setores de primeira necessidade, principalmente relacionadas à saúde e educação, sobretudo quando se considera a situação delicada pela qual vários entes federativos passam em um contexto de pandemia e de grave crise econômica”, escreveu o juiz na decisão.

Também foi ressaltado que as investigações por parte do MP ainda estão em fase preliminar, não sendo possível detectar todas as irregularidades que envolvem os fatos, como eventuais desvios de finalidade, ilicitudes nos procedimentos licitatórios ou sobrepreço.

A Expoagro está programada para acontecer nesta quarta-feira, 29, e seguir até domingo,3. Já em julho, está agendado o Carnaraguaia, previsto para acontecer entre os dias 9 e 29. O custo total dos eventos é de aproximadamente R$ 1 milhão, que seria pago com recursos públicos municipais.

Programação da Expoagro 2022:

  • 30/06 – Quinta-feira
    Cléber & Cauan
    Abertura do Rodeio
  • 1º/07 – Sexta-feira
    João Bosco & Gabriel
    Rodeio
  • 02/07 – Sábado
    Paraná
    Erik & Thiago
    odeio
  • 03/07 – Domingo: Entrada Franca
    Forró Top 10
    Renatinho dos Teclados
    Final do Rodeio

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Início do Verão: O que esperar nas previsões climáticas?

O verão no Hemisfério Sul iniciou neste sábado, 21, às 6h20 (horário de Brasília), trazendo mudanças rápidas nas condições do tempo. Caracterizado por chuvas intensas e ventos fortes, este período também marca os dias mais longos e temperaturas elevadas em todo o país.

Segundo o Prognóstico Climático de Verão divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno La Niña terá uma duração mais curta nesta estação. A probabilidade de prevalecimento dessas condições é de 60% entre janeiro e março, caindo progressivamente para 40% entre fevereiro e abril de 2025. A meteorologista do Inmet, Maytê Coutinho, explica que as previsões climáticas indicam o predomínio de chuvas abaixo da média climatológica em grande parte do país.

Regiões afetadas pelas previsões

A região Norte é uma exceção, com previsão de chuvas acima da média. No Nordeste, o total de chuvas entre janeiro e março deverá ser menor. Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, as chuvas devem ficar entre o normal e abaixo da média. “Mesmo com a previsão de chuvas abaixo da média, no noroeste do Nordeste podem ocorrer chuvas mais volumosas em alguns períodos”, pondera Maytê Coutinho.

Na região Sul, onde os volumes de chuvas são naturalmente menores nesta época do ano, as chuvas devem permanecer na faixa normal ou abaixo do normal. No Rio Grande do Sul, a previsão é de chuvas no extremo sul do estado inferiores a 400 milímetros.

Condições oceânicas e zona de convergência intertropical

As águas mais quentes no Atlântico Tropical Norte e mais frias no Atlântico Tropical Sul formam condições para a manutenção da Zona de Convergência Intertropical atuando ao norte da sua posição média climatológica. Essas condições podem impactar atividades econômicas como a agropecuária, a geração de energia por meio de hidrelétricas e a reposição hídrica para manutenção dos reservatórios de abastecimento de água em níveis satisfatórios.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp