#Hashtag: Coração

#Coração

O presidente do Departamento de Ergometria, Exercício, Cardiologia Nuclear e Reabilitação Cardiovascular (DERC), da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Salvador Serra, desembarca hoje em Goiânia.O médico vem à Capital participar do XXIV Congresso Nacional do SBC/DERC, que acontece amanhã e segue até sábado, dia 23.

#Olhos

A Fundação Banco de Olhos de Goiás (Fubog) realiza sexta-feira, 22, a partir das 19h30, no auditório da Fundação, em Goiânia (GO), a 17ª solenidade de entrega da ‘Condecoração Ordem do Mérito Dr. Ramon CastroviejoBriones’.

#Olhos 2

Autoridades Federais, estaduais e municipais, membros da diretoria e conselheiros da Fubog serão homenageados. A comenda leva o nome do médico oftalmologista, fundador do primeiro Banco de Olhos do Mundo, e homenageia pessoas que prestam serviços à comunidade brasileira. A condecoração iniciou em 1999 e está na 17ª edição.

#Cabelos

O hairstylist Pedro Donato irá participar do I Curso de Analise e Química Capilar que já passou pelas mais importantes cidades do País e está pela primeira vez em Goiânia. O encontro já tem dia e local marcado, o hotel Kananxuê será a sede do evento, nos dias 16 e 17 de outubro.  O professor e engenheiro químico, Paull Robert, também será instrutor e quem participar das aulas vai ter acesso a técnicas exclusivas desenvolvidas pelos profissionais.

UNDERLINE_

# O cantor Leo Yanes se apresenta hoje no palco do Cerrado Cervejaria, às 20h.

# Patrícia Mercês, da Cerveja Colombina, fechou parceria com a Fósforo Cultural transformando a cerveja legitimamente goiana na bebida oficial do Festival Vaca Amarela, que vai agitar o cenário musical goiano até o dia 24 de setembro.

# Os empresários Aline Ávila e Maicon Mello promovem hoje a oficina Branding é Felicidade, durante a 16ª Secomunica, na Universidade Católica de Brasília.

# As nutricionistas Alessandra Bahamad, Aryanne Reis, Carol Siqueira, Gabriela Teles, Juliana Franco, Livia Bandeira e karen Guimarães recebem convidados amanhã, no Container da Saúde.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp