Chamadas indesejadas, cobranças sem sentido e má prestação de serviço. Essas são algumas das reclamações mais comuns quando o assunto são operadoras de telefonia e fornecedoras de energia elétrica. Não é à toa que a empresa Claro e a concessionária Enel estão no topo das reclamações registradas em junho, segundo o Programa de Defesa do Consumidor de Goiás (Procon). Juntas, as duas empresas somaram 282 reclamações.
O ranking é composto por dados de duas plataformas de atendimento do órgão: Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que reúne registros formalizados presencialmente e por telefone e o Procon Web, responsável pelas demandas apresentadas no formato on-line.
Somente no primeiro grupo foram contabilizados 1.493 atendimentos em junho. No primeiro lugar entre as empresas mais reclamadas está a Claro S/A (telefonia móvel), com 50 registros, seguida pela Caixa Econômica Federal, com 35 casos, e Banco Pan, com 32 solicitações inscritas na plataforma. A Enel ficou apenas em 6º lugar com ‘apenas’ 27 reclamações. (Confira lista)
Já o segundo ranking corresponde, respectivamente, à soma do número de denúncias e reclamações registradas na plataforma Procon Web, totalizando 4.408 reclamações, 373 denúncias, 133 dúvidas, além de 624 bloqueios de telemarketing e 82 cálculos solicitados pelos consumidores. Em junho, as três empresas mais reclamadas foram Enel, com 119 registros, Claro Móvel, com 86 registros e Tim, com 49 registros. (Confira lista)
Empresas foram procuradas pelo jornalismo do DE, mas não responderam as solicitações de nota até a publicação desta matéria.