Na Indonésia, goiano é preso com 2,8g de maconha na bagagem

goiano preso maconha

Um estudante de medicina goiano foi preso ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Bali, na Indonésia, com 2,8 gramas de maconha na bagagem. Segundo a família, de Alberto Sampaio Gressler, de 25 anos, o jovem utilizava a droga para fins medicinais. As informações foram reveladas pela Folha de S. Paulo

Alberto foi preso no dia 28 de julho, na mesma data em que a família soube da prisão, mas a informação apenas foi divulgado na terça-feira, 5, à imprensa. A droga foi apreendida no momento em que o estudante passava pelo Raio-X. Na bagagem foram encontrados quatro pacotes com ‘’folhas e sementes’’ da cannabis. A utilização e comercialização da planta é proibida no país. 

“Para nós, tem sido muito doloroso ter de lidar com isso e provar que ele realmente é inocente. Meu irmão é apenas um paciente de Cannabis Medicinal”’, afirmou Carolina à Folha. Segundo ela, o jovem tem todos os relatórios e receitas médicas que comprovam que ele faz terapia canabinoide. 

Estudante estava de férias na Ásia

Alberto nasceu em Rio Verde, a 233 km de Goiânia, onde passou boa parte de sua vida. Ele é estudante do quarto período de medicina na faculdade UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e estava viajando pela Ásia desde o dia 13 do último mês. 

A família do goiano conta que, desde a infância, ele sofre com transtornos de déficit de atenção, hiperatividade, depressão e ansiedade. Alberto faz a utilização de cannabis medicinal para amenizar os sintomas dos transtornos psiquiátricos. 

A droga foi comprada pelo estudante com o uso de prescrição médica, legalmente, na Tailândia, de onde seguiu direto para a Indonésia. Antes, o jovem saiu do território nacional direito para a Turquia, o primeiro país em que visitou.

‘’Trata-se de uma situação muito delicada porque um paciente está sendo confundido com o tráfico’’, afirma o advogado Antônio Rocha Lemes. 

Receitas médicas e declarações da Abrace (Associação Brasileira de Apoio a Cannabis Esperança), à qual Gressler é associado, mostram que o jovem usa óleo de canabidiol para tratamento de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). Os documentos foram enviados à reportagem pela família. Outro relatório médico psiquiátrico, emitido em 2016, mostra que o médico de Alberto recomendou o uso de Cannabis medicinal para o jovem pois ele ‘’apresentou melhoras dos sintomas depressivos e ansiosos’’. O documento aponta também que ele tinha TDAH. 

Em nota, o Itamaraty informou que, por meio da Embaixada de Jacarta, ‘’acompanha a situação e presta toda a assistência cabível ao nacional, em conformidade com os tratados internacionais vigentes e com a legislação local’’.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é preso por incendiar viatura da PM em Goiânia

Na última quarta-feira, 20, um homem foi preso após provocar um incêndio em uma viatura da Polícia Militar (PM) em Goiânia. O incidente ocorreu na Vila Mutirão, uma região da cidade, mas foi divulgado apenas nesta quinta-feira, 21.

De acordo com as informações, o suspeito utilizou gasolina para atear fogo no veículo, deixado ao lado do carro o galão utilizado para transportar o líquido. Ele confessou o crime logo após ser detido pela polícia.

Em depoimento, testemunhas informaram ter visto o detido comprando combustível em um local próximo onde a viatura estava presa. Câmeras de segurança mostram quando o suspeito sai do local em uma bicicleta.

O suspeito foi encontrado horas depois em uma oficina mecânica no Jardim Colorado, também na capital.

Em nota, a PM informou que a situação foi controlada pelos policiais que estava próximo ao local. O detido, que possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, foi preso em flagrante por dano qualificado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos