Hemocentro tem déficit de 20% nos estoques e reforça pedidos para doação de sangue

Hemocentro já pode enviar plasma ao Hemobrás

Durante o período das férias de julho a Rede Estadual de Hemocentros (Rede Hemo) da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) solicita o apoio da população para continuar abastecendo o estoque de bolsas de sangue. Atualmente, a rede está com déficit de 20%. As doações são necessárias para atender as 222 unidades de saúde do Estado.

Para fazer a doação, basta procurar uma das unidades da Rede Hemo localizadas em Goiânia, Rio Verde, Jataí, Catalão, Ceres, Iporá, Quirinópolis, Formosa e Porangatu. O agendamento pode ser feito pelo site ou pelo telefone 0800 642 0457.

Na capital, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas, e sábado, das 8h às 12 horas. Nas unidades do interior é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas

Critérios para doação

Para doar sangue, é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 quilos, apresentar documento (com foto) válido em todo o território nacional e ter idade entre 16 e 69 anos. Em caso de menores, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis.

Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer a doação. Já para a vacina contra a gripe, o prazo é de 48 horas. No caso da vacina contra o coronavírus, é preciso esperar 48 horas após a dose da Coronavac e sete dias após a aplicação das demais vacinas.

Pessoas candidatas à doação de sangue com diagnóstico ou suspeita de Covid-19 e que apresentaram doença sintomática poderão efetuar a doação dez dias após a completa recuperação.

Os candidatos que apresentaram diagnóstico positivo, mas que permaneceram sem sintomas, poderão doar após dez dias da data de coleta do exame. As pessoas que tiveram contato com um caso confirmado de Covid-19 durante o período de transmissibilidade poderão doar sangue sete dias após o último contato.

Onde doar

Hemocentro Estadual Coordenador Professor Nion Albernaz
Endereço: Avenida Anhanguera, nº 5.195, Setor Coimbra, Goiânia – GO

Hemocentro Estadual da Região Sudeste – Hemogo Catalão
Endereço: Rua Osório Vieira Leite, Nº 78, Bairro São João, Catalão – GO.

Hemocentro Estadual da Região São Patrício – Hemogo Ceres
Endereço: Rua 29, Nº 576, Centro, Ceres – GO.

Hemocentro Estadual da Região Sudoeste 1 – Hemogo Rio Verde
Endereço: Rua Augusta de Bastos, ao lado do Samu, Rio Verde – GO

Hemocentro Estadual da Região Sudoeste 2 – Hemogo Jataí
Endereço: Rua Joaquim Caetano c/ a Rua Caçu, s/nº, Bairro Divino Espírito Santo, Jataí – GO

Unidade de Coleta e Transfusão – UCT de Formosa
Endereço: Av. Maestro João Luiz do Espírito Santo, Nº 450, Qd.B Lt. 11, Parque Laguna 2, Formosa – GO

Unidade de Coleta e Transfusão – UCT de Iporá
Endereço: Av. São Paulo, Nº 351, Bairro Mato Grosso, Iporá – GO

Unidade de Coleta e Transfusão – UCT de Porangatu
Endereço: Rua 4, esq. com a Rua 7, Lt. 13, s/nº, Bairro Planalto. Porangatu –GO

Unidade de Coleta e Transfusão – UCT de Quirinópolis
Endereço: Rua Júlio Borges, Nº 48, Centro, Quirinópolis – GO

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

A taxa de desemprego entre as mulheres ficou em 7,7% no terceiro trimestre deste ano, acima da média (6,4%) e do índice observado entre os homens (5,3%). Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o IBGE, o índice de desemprego das mulheres foi 45,3% maior que o dos homens no terceiro trimestre do ano. O instituto destaca que a diferença já foi bem maior, chegando a 69,4% no primeiro trimestre de 2012. No início da pandemia (segundo trimestre de 2020), a diferença atingiu o menor patamar (27%).

No segundo trimestre deste ano, as taxas eram de 8,6% para as mulheres, 5,6% para os homens e 6,9% para a média. O rendimento dos homens (R$ 3.459) foi 28,3% superior ao das mulheres (R$ 2.697) no terceiro trimestre deste ano.

A taxa de desemprego entre pretos e pardos superou a dos brancos, de acordo com a pesquisa. A taxa para a população preta ficou em 7,6% e para a parda, 7,3%. Entre os brancos, o desemprego ficou em apenas 5%.

Na comparação com o trimestre anterior, houve queda nas três cores/raças, já que naquele período, as taxas eram de 8,5% para os pretos, 7,8% para os pardos e 5,5% para os brancos.

A taxa de desocupação para as pessoas com ensino médio incompleto (10,8%) foi maior do que as dos demais níveis de instrução analisados. Para as pessoas com nível superior incompleto, a taxa foi de 7,2%, mais do que o dobro da verificada para o nível superior completo (3,2%).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp