Press "Enter" to skip to content

Saúde reforça importância de testagem para hepatites B e C

Neste mês de julho a Secretária de Estado da Saúde (SES-GO), está reforçando a importância do teste rápido da hepatite B e hepatite C. O intuito é conscientizar a população sobre a necessidade do combate a hepatites virais, associadas à cirrose e ao câncer no fígado.

O dia 28 de julho é a data mundial de combate à doença que ocasiona inflamação no fígado, e que pode ser provocada por vírus ou excesso de medicamentos, álcool e  drogas. Já a transmissão das hepatites B e C, acontece pelo contato com sangue contaminado ou relação sexual sem proteção. Vale lembrar que a hepatite C tem cura e a B tem tratamento.

Casos

Em 2020 e 2021, Goiás confirmou 1.365 casos de hepatite B e 717 de hepatite C. Só neste ano, até o mês de junho, foram realizados 5.706 testes em várias cidades do interior e na capital goiana. Durante o Festival Internacional de Cinema Ambiental (FICA), na cidade de Goiás, foram 840 exames. Em Aruanã, durante uma ação foram testadas 184 pessoas indígenas.

Testagens 

No Estado, as testagens são realizadas durante todo o ano e podem ser feitas em pátios de empresas e entidades de classe que solicitam o serviço para os colaboradores. Além disso, podem ser  juntamente com exames rápidos  de: HIV e Sífilis. As empresas que se interessam pela testagem devem entrar em contato pelo telefone (62) 3201-7894 ou pelo e-mail [email protected].

Tratamento gratuito 

O Sistema Único de Saúde (SUS), ainda oferece tratamento gratuito para as duas doenças, além de disponibilizar a vacina contra a hepatite B, que deve ser aplicada em toda a população. 

Medidas de prevenção 

  • Uso de preservativos masculinos ou femininos;
  • Não compartilhar com outras pessoas qualquer objeto que possa ter entrado em contato com sangue humano, como seringas, agulhas, alicates de unha, escova de dente e lâminas de barbear;
  • Observar se os estabelecimentos como estúdio de tatuagens e piercing e salões de beleza, entre outros, seguem as normas da biossegurança da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).